A Superintendência de Atenção Primária é responsável pela formulação, implantação e coordenação da Política Estadual de Fortalecimento à Atenção Primária no Estado, trabalho realizado em conjunto com a Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Primária.
 
Coordena os Programas Estaduais de Imunizações, Programa Chapéu de Palha, Saúde no Sistema Penitenciário e a Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Primária.
Acompanha também, junto com a Diretoria de políticas estratégicas e específicas de atenção à saúde da população: Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e do Idoso, Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Saúde Bucal, Segurança Alimentar e Nutricional Atenção às Doenças Crônicas e Degenerativas, Saúde da População Negra, Saúde da Pessoa com Deficiência.
 
A equipe atua junto aos municípios e Gerências Regionais de Saúde, fornecendo apoio técnico e acompanhando a implantação de novos serviços de saúde, principalmente Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes de Saúde Bucal (ESB) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
 
Realiza também o monitoramento e avaliação dos serviços de Atenção Primária à Saúde oferecida à população pernambucana e promove ações de qualificação e educação permanente dos profissionais de saúde do estado, em parceria com a Diretoria Geral de Educação em Saúde e com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco.
 
POLÍTICA – A Superintendência auxiliou na construção da Política Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária em Pernambuco. Com a iniciativa, foram repassados a todos os municípios pernambucanos de 2011 a 2013 R$ 52 milhões, para o co-financiamento da área. Já em 2014, o aporte financeiro chegará a R$ 30 milhões, que auxiliará nos trabalhos dos PSFs e em serviços como cobertura vacinal e de pré-natal.
 
Superintendência de Atenção Primária
Superintendente: Francisca Carvalho
Fone: (81) 3184.0572
 

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.