Os 202 médicos intercambistas que chegaram a Pernambuco nos últimos meses pelo Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), instituído pelo Governo Federal, participaram, ao longo desta semana, de um acolhimento estratégico em diversas regiões do Estado. O evento, promovido pela Comissão de Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos para Pernambuco (CCE-PE), contou com orientações gerais sobre a atuação dos profissionais. O acolhimento iniciou na última terça-feira (07/05), em Serra Talhada, passou por Caruaru na quinta-feira (09/05) e ocorreu, nesta sexta-feira (10/05), na sede do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz), no Recife.

O evento de acolhimento contou ainda com a apresentação de sete painéis temáticos, incluindo explanações sobre os indicadores de saúde de Pernambuco e o perfil da Rede de Atenção à Saúde. Os médicos que vieram ao estado, através de seleção interministerial pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC), permanecerão atuando em municípios das quatro macrorregionais de saúde por um período de até quatro anos. Durante este tempo, como eixo de formação continuada, todos eles terão acesso a capacitações e especializações em Medicina da Família e Comunidade, por meio de instituições públicas de ensino superior.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio das diretorias de Atenção Primária e Saúde Prisional, integra a coordenação de execução do projeto de maneira conjunta e realizará o monitoramento e o suporte no desempenho do exercício da atividade dos profissionais. “O acolhimento serve para que esses profissionais se sintam pertencentes ao nosso território. A programação foi pensada para que eles possam esclarecer suas dúvidas, conhecer mais profundamente os indicadores de saúde e assim possam fortalecer a atenção primária, garantindo acesso ao atendimento médico”, explica Leandro Lima, da SES-PE.

O superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, evidencia que o acolhimento também treinou outros profissionais que integram a rede de saúde, como as Gerências Regionais de Saúde (Geres), e que o trabalho de monitoramento do programa contará com diversas instituições parceiras. “O Mais Médicos vem somar para o funcionamento da saúde e isso impacta positivamente em todos os níveis de assistência. Esperamos, em conjunto, efetivar uma excelente atuação em Pernambuco, junto das instituições envolvidas”, finaliza.

Distribuição de profissionais – De acordo com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, os 202 médicos foram divididos por macrorregionais de saúde, sendo 72 na Macrorregião 01 (Metropolitana), que englobam as Geres I, II, III e XII); 70 na Macrorregião 02 (Agreste), que incluem as Geres IV e V; e 60 entre as Macrorregiões 03 e 04 (Sertão, Vale do São Francisco e Araripe), que incluem as Geres VI, X, XI, VII, VIII e IX).