O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIAtox) foi criado em Pernambuco no ano 1992, no Hospital da Restauração. Atualmente, funciona no prédio da antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na Praça Oswaldo Cruz, S/N, no bairro da Boa Vista. A nova estrutura possui sala de recepção, sala de webconferência, sala de atendimento, espaço de exposições e arquivo. 
 
A mudança também representou a readequação do perfil do órgão, que passou a funcionar como uma central para sanar dúvidas da população e dos profissionais de saúde sobre os casos de intoxicações exógenas e acidentes com animais peçonhentos. 
 
No local, há equipes atuando 24h por dia, com o atendimento sendo feito por meio do telefone 0800.722.6001. Com a descentralização da assistência, o tratamento de pacientes intoxicados pode ser feito em qualquer unidade de saúde, como PSFs, policlínicas, UPAs e hospitais. Nos casos mais graves, que precisam de soro, as referências são os hospitais regionais e, no Recife, para os casos de picada de escorpião em crianças, o HR. Todos esses encaminhamentos, são dados, via telefone, pela equipe, formada por médicos, biólogo, enfermeiros e acadêmicos. 
 
Dispondo de protocolos específicos, o Ceatox faz o acompanhamento dos pacientes por meio de evolução clínica diária, até a alta médica. Além da assistência aos casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIAtox) desenvolve atividades de ensino e pesquisa através de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como universidades, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e Instituto Butantan.
 
 
 
 
 
 
Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIAtox)
Coordenação: Lucineide Porto 
Telefone: 0800.722.6001 (tele-atendimento 24h por dia)
 
Endereço: 
Praça Oswaldo Cruz, S/N, Boa Vista - Recife/PE
Recife - PE
0000000
E-mail: 
ceatox@saude.pe.gov.br