
Mulheres portadoras de transtornos psíquicos encontram um amparo especializado no Hospital Colônia Alcides Codeceira, localizado na Mata Norte, no município de Igarassu, a cerca de 35 quilômetros do Recife. Voltado para a reabilitação de pacientes de longa permanência, a unidade de saúde busca a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Um dos meios é a reestruturação de atividades da vida diária, familiarizando a paciente com festividades sociais, como Carnaval, São João, Natal e aniversariantes do mês. O projeto terapêutico inclui um trabalho junto à família, e, apesar de ser uma unidade de longa permanência, tem contribuição relevante no processo de desinstitucionalização, trabalhando de acordo com o programa De Volta para Casa, do Governo Federal.
A instituição funciona desde 1950, quando foi fundada com o nome de Colônia de Mulheres Alienadas, passando para Colônia Ulysses Pernambucano, em 11 de março. Contudo, uma grande reforma, realizada na década de 1980, deu ao hospital feminino o nome atual, que homenageia o professor Alcides Codeceira, um grande nome na história da psiquiatria em Pernambuco.
A unidade é uma das pioneiras em saúde mental junto com o Ulysses Pernambucano no Recife, responsável por encaminhar os pacientes. O Alcides Codeceira exerce importante papel na formação de especialistas na área, por meio de estágios e pesquisas em convênio com as universidades.