Mulheres portadoras de transtornos psíquicos encontram um amparo especializado no Hospital Colônia Alcides Codeceira, localizado na Mata Norte, no município de Igarassu, a cerca de 35 quilômetros do Recife. Voltado para a reabilitação de pacientes de longa permanência, a unidade de saúde busca a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

 
Um dos meios é a reestruturação de atividades da vida diária, familiarizando a paciente com festividades sociais, como Carnaval, São João, Natal e aniversariantes do mês. O projeto terapêutico inclui um trabalho junto à família, e, apesar de ser uma unidade de longa permanência, tem contribuição relevante no processo de desinstitucionalização, trabalhando de acordo com o programa De Volta para Casa, do Governo Federal.
 
A instituição funciona desde 1950, quando foi fundada com o nome de Colônia de Mulheres Alienadas, passando para Colônia Ulysses Pernambucano, em 11 de março. Contudo, uma grande reforma, realizada na década de 1980, deu ao hospital feminino o nome atual, que homenageia o professor Alcides Codeceira, um grande nome na história da psiquiatria em Pernambuco.
 
Com capacidade para 120 usuários, a unidade é vinculada ao SUS e conta com mais de 200 funcionários. É uma das pioneiras em saúde mental junto com o Ulysses Pernambucano no Recife, responsável por encaminhar os pacientes. O Alcides Codeceira exerce importante papel na formação de especialistas na área, por meio de estágios e pesquisas em convênio com as universidades.

Especialidades
Ambulatório: 
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Avenida Barão de Vera Cruz, S/N, Cruz de Rebouças – Igarassu/PE
Telefones: 
(81) 3184.4214//4220
Diretor: 
Décio Fraga
E-mail: 
alcidescodeceira@ig.com.br
Tipo da Unidade: 
Hospital