Fundado em 1969, o Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco. É uma unidade referência para atender casos de queimaduras graves, intoxicação exógena e por animais peçonhentos, vítimas de violência – agressões por arma de fogo e arma branca - e acidentes de trânsito, atraindo pessoas de todo o Nordeste. Por mês, a média é de quase 700 cirurgias realizadas na unidade.

 

Inaugurado como Hospital de Pronto-Socorro, em 1967, somente em 31 de dezembro de 1969, durante o governo Paulo Guerra, foi reinaugurado com o nome Hospital da Restauração (HR). Em 2002, tornou-se 100% SUS. No dia 26 de abril de 2012, o governador Eduardo Campos sancionou a Lei 585/2011, de autoria do deputado José Humberto (PTB), que dá o nome atual do hospital em homenagem ao ex-governador Paulo Pessoa Guerra.

 

O HR possui 704 leitos registrados no Ministério da Saúde para atender a demanda que lhe é submetida. Desde junho de 2010, a antiga Emergência Geral foi desmembrada em três emergências com entradas e espaços independentes: Emergência Pediátrica, Emergência Traumatológica e Emergência Clínica. No HR, está também o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ-HR), referência nacional.

 

A instituição possui uma grande importância social como centro formador para a saúde de Pernambuco. Encontram-se no HR os melhores e mais experientes profissionais das diversas categorias, favorecendo o treinamento em serviço, o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade da assistência aos usuários do SUS.

 

Em 2005, o estabelecimento foi credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) como Hospital de Ensino. A unidade abriga os programas de Residência Médica, Enfermagem, Farmácia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Também abre espaço para estágios curriculares das diversas categorias profissionais de nível médio e superior em saúde e também de outras áreas de conhecimento.

 

NÚMEROS

 

Internações hospitalares (eletivas e urgências):  39.016 por ano
Procedimentos ambulatoriais: 1.168.029 por ano
Leitos: 472, sendo 53 de UTI adulto, pediátrica e de queimados
Especialidades
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Avenida Agamenon Magalhães, S/N, Derby – Recife/PE
Telefones: 
(81) 3181.5400
Diretor: 
Miguel Arcanjo
E-mail: 
direcaohr@gmail.com
Tipo da Unidade: 
Hospital