O Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) é um patrimônio vivo e histórico da psiquiatria pernambucana. Foi o segundo hospital psiquiátrico construído no Brasil.

Em 01 de janeiro de 1883, foi inaugurado sob administração da Santa Casa de Misericórdia.

Em 1924, passou para gestão estadual por meio de decreto do governador Barbosa Lima Sobrinho.

Entre 1930-1935, houve uma grande reforma do seu modelo assistencial, que assumiu um caráter científico e social, promovida pelo médico psiquiatra Ulysses Pernambucano.

A importância de Ulysses Pernambucano para a assistência à saúde mental foi reconhecida, em 1981, na gestão do secretário estadual de Saúde Djalma Oliveira, quando o antigo Hospital de Alienados recebeu o nome atual.

Em 1992, o HUP, conhecido popularmente como Tamarineira, devido ao bairro do Recife em que está localizado, foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado.

Assistência, ensino, pesquisa e extensão

Atualmente, o Ulysses Pernambucano é a única emergência psiquiátrica 24h do Estado e possui 115 leitos de internação de curta permanência, para adultos, em grave sofrimento mental. Os leitos estão divididos em seis enfermarias, de acordo com o gênero do paciente e suas singularidades clínicas. Apresenta equipe médica (psiquiatras e clínicos gerais) e interdisciplinar (enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogo). O hospital não tem pacientes institucionalizados. Após a alta, os pacientes são encaminhados para a continuidade do tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do seu município de origem.

Também formando o complexo psiquiátrico, o Centro de Atividades Terapêuticas (CAT) é um espaço de convivência e de estimulação cognitiva e afetiva, onde são desenvolvidas atividades recreativas e terapêuticas com os pacientes internados.

O Hospital ainda é campo de ensino, pesquisa e extensão para estudantes de vários cursos, provenientes de diferentes instituições de ensino, e possui programas de residência em psiquiatria, psicologia e enfermagem.

 

Especialidades
Emergência: 
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Avenida Rosa e Silva, 2.130
Tamarineira
Recife - PE
-
Telefones: 
(81) 3182.9912 / 3182.9921 / 3182.9906
Diretor: 
Myrian Azoubel Sales
E-mail: 
hupdiretoria@gmail.com
Tipo da Unidade: 
Hospital