O Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) é um patrimônio vivo e histórico da psiquiatria de Pernambuco. Sua inauguração ocorreu em 1883, na época sob administração da Santa Casa de Misericórdia, passando para gestão estadual em 1924, por meio de decreto do governador Barbosa Lima Sobrinho. Em 1930, passou por um processo de restauração, nas mãos do médico Ulysses Pernambucano. A importância do doutor Ulysses para a saúde mental foi tanta que, na gestão do secretário estadual de Saúde Djama Oliveira (1979 a 1983), o antigo Hospital de Alienados ganhou o atual nome. Em 1992, o HUP, conhecido popularmente como Tamarineira, devido ao bairro do Recife em que está localizado, foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado.

 

O Ulysses Pernambucano diferencia-se das unidades psiquiátricas de longa permanência em todo o Brasil por estar localizado em uma área verde, oferecendo aos pacientes internos um ambiente apropriado às atividades terapêuticas e de lazer. Sua área é de nove hectares, dos quais cinco estão cobertos por plantação, como palmeiras seculares.

 

Nessa área verde, o hospital abriga enfermarias, totalizando 160 leitos, e uma emergência psiquiátrica. A emergência, única do Estado, funciona 24 horas, com 25 leitos para estabilização dos casos em fase aguda, e por mês atende cerca de 1450 pacientes. Em 2008, a emergência foi totalmente reformada. O quadro funcional do hospital conta com 394 profissionais, sendo 44 médicos.

 

Também formando o complexo psiquiátrico, o Centro de Atividades terapêuticas (CAT) é um espaço de convivência e estimulação, onde são coordenadas atividades recreativas e terapêuticas, com auxílio de música, pintura, teatro e outras artes.  O espaço conta com uma equipe técnica de terapeutas ocupacionais, educadores físicos, artistas plásticos, arte-educadora, psicóloga, artesãos, músicos, cabeleireiras e assistente administrativo. Onze projetos terapêuticos são desenvolvidos no centro: Rock na Tamarineira, Ateliê terapêutico, Atividade com bola e sala de jogos, Música, Cinema no CAT, Jardinagem, Artesanato, Biodança, Oficina de Alimentação, Jornal Mural e Salão de Beleza – esse último, é importante ressaltar, ganhou o prêmio nacional Loucos pela Diversidade, concedido pela Fiocruz em 2009. Vencendo 400 inscritos de todo o Brasil, o projeto recebeu um incentivo de R$ 15 mil para ampliação das atividades e compra de equipamentos.

 

Aproximadamente 500 estudantes de graduação ou pós-graduação circulam pelo HUP a cada semestre letivo, em atividades de aulas teóricas ou práticas supervisionadas, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional. São estudantes das seguintes instituições de ensino superior: UFPE, UPE, Unicap, Fafire, Facho, Esuda, FIR, Universo e Maurício de Nassau. Em sua Jornada anual de Saúde Mental, o HUP abre espaço para a divulgação de trabalhos científicos realizados por docentes, estudantes e demais profissionais de saúde.

 

NÚMEROS

 

1.450 atendimentos por mês na emergência
160 leitos
394 funcionários
44 médicos

Especialidades
Emergência: 
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Avenida Rosa e Silva, 2.130, Tamarineira – Recife/PE
Recife - PE
0
Telefones: 
(81) 3182.9900
Diretor: 
Ruth Bonow Theil
E-mail: 
diretoria.hup@gmail.com, seshup@ig.com.br
Tipo da Unidade: 
Hospital