O Hospital Regional do Agreste é voltado para o atendimento de emergência, sendo referência em trauma (traumato-ortoperdia, cirurgia geral e buco-maxilo-facial) de alta complexidade. A unidade atende à população da macrorregional Caruaru, que abrange 87 municípios das microrregiões de saúde de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

A unidade, que possui 230 leitos, atende cerca de 1,3 mil pessoas/mês na emergência, além de realizar mais de 9 mil atendimentos/mês em seu ambulatório, que oferece consultas em especialidades como oncologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e oftalmologia. Em novembro de 2011, o HRA duplicou sua emergência, dobrando a quantidade de leitos, e ganhou um novo setor administrativo. Já em julho de 2012, foram entregues as novas instalações do bloco cirúrgico, leitos de UTI, sala de recuperação pós-anestésica e o Núcleo de Reabilitação Física, além de equipamentos de última geração.

A história da unidade começou em 14 de julho de 1976, quando foi construído um prédio comercial pertencente à Cooperativa de Melhoramentos de Caruaru Ltda, em área de 59 mil metros quadrados. O intuito era abrigar um hotel, o que não ocorreu. Em 1985, o imóvel foi revertido ao patrimônio do município de Caruaru, e em 1994, houve a fundação do hospital, mas sem previsão de funcionamento.

O nome Hospital Regional do Agreste Dr. Waldemiro Ferreira foi dado pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, em homenagem ao médico Waldemiro Balbino Ferreira, que exerceu suas atividades por mais de quatro décadas em Caruaru, guiado por notável espírito humanístico. Waldemiro faleceu aos 70 anos, em 1975.  No dia 4 de dezembro de 1997 o hospital foi reinaugurado, e passou a funcionar definitivamente.

Marcação de consultasAmbulatório:: Pacientes de egresso (encaminhados pelo próprio Hospital).

Serviços Regulados pela GRAMB (*Ambulatório - APENAS PARA IV GERES): Bucomaxilo, Otorrinolaringologista, Cirurgia Otorrinolaringologista, CPER - Colangopancreatografia Retrógrada Endoscopica, Ortopedia (retirada de gesso);

Região:
Interior