O Programa Estadual de DST/Aids promove reunião para discutir as ações municipais de 17 cidades, todas integrantes do Plano de Ação e Meta (PAM), que dá incentivo para as atividades da área. O encontro ainda contará com conselheiros e representantes das secretarias municipais de Saúde, para tratar de assuntos relacionados ao tema e do Plano Estadual de Enfrentamento à Epidemia do HIV/Aids entre Gays, Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) e travestis. O encontro será nesta quarta (30/03) e quinta-feira (31/03), das 8h30 às 17h, no Hotel Canarius, em Boa Viagem.

Os responsáveis pelos programas municipais e estadual de DST/Aids irão debater as ações em andamento para aumentar a prevenção e assistência. Entre os temas abordados, a necessidade de aumentar a testagem do vírus HIV, feitas pelos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). “Queremos que essas ações cheguem mais perto dos serviços da Atenção Primária, porque o teste pode ser solicitado pelo próprio Programa de Saúde da Família, por exemplo”, afirma a técnica de Prevenção e Treinamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Bethânia Cunha.

Bethânia ainda irá sugerir a possibilidade de ampliar os horários de atendimento dos CTAs e fazer ações itinerantes nos municípios. “Abrir os CTAs no horário da noite poderia ser um caminho para aumentar a procura de homens”, pontua a técnica.

CONTROLE SOCIAL – Em outra sala, os conselheiros e os representantes das secretariais municipais vão aprender conceitos de diversidade e orientação sexual e identidade de gênero. “Vamos trabalhar os mitos e preconceitos, além de traçar metas e estratégias para que se faça um trabalho de prevenção de acordo com a realidade de cada local”, coloca Bethânia Cunha. Na quinta-feira (31/03), todos estarão reunidos para finalizar o debate dos temas.

MUNICÍPIOS – Participam da reunião representantes de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Paulista, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina e Ouricuri. Também foram convidados profissionais da Assessoria para Assuntos de Diversidade Sexual do Governo do Estado, da Gerência de livre Orientação Sexual (Gloss) da Prefeitura do Recife, do Fórum LGBT, da Articulação Aids PE, do Centro de Referência de Combate à Homofobia, entre outros.

SÍNDROME – Em Pernambuco, foram registrados 15.484 casos de 1983 até meados de fevereiro de 2011. Dos casos, 10.233 foram em homens e 5.251 em mulheres. Desse total, 5.705 já foram a óbito.