O vice-governador João Lyra Neto (foto) participou, hoje (segunda-feira), em Ouricuri, no Sertão do Estado, da inauguração do Ambulatório Médico Especializado do Cisape (Consórcio Intermunicipal do Araripe Pernambucano). “É decisão do governador Eduardo Campos fortalecer e renovar os serviços de saúde, e é o que estamos fazendo aqui”, afirmou. O ambulatório, agora instalado anexo ao Hospital Regional Fernando Bezerra, anteriormente funcionava, de forma reduzida, dentro do hospital. “A desocupação do espaço vai possibilitar a ampliação da emergência, melhorando o atendimento de urgência”, informou o secretário estadual de Saúde, Frederico Amancio.

Ao todo, o novo ambulatório vai funcionar nas seguintes especialidades: cardiologia, neurologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia (pré-natal de alto risco), além de procedimentos ambulatoriais, como ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colposcopia e CAF (cirurgia de alta frequência). O serviço vai beneficiar todos os 13 municípios que fazem parte do Cisape, sendo 11 da IX Geres (sede em Ouricuri) e 2 da VIII Geres (sede em Petrolina). A população envolvida é de 315 mil pessoas.

Investimentos - Resultado de uma parceria entre o consórcio e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, no evento foram entregues também 13 ambulâncias, no valor total de R$ 520 mil. Além disso, foram distribuídos 180 computadores para a Atenção Básica de Saúde, "que vão dar suporte ao sistema de rede que vai interligar todas as unidades básicas de saúde de abrangência do consórcio”, explicou o prefeito de Trindade e presidente do Cisape, Gerôncio Figueiredo. O sistema deve começar a operar em janeiro e vai facilitar as marcações de consulta e os atendimentos para o ambulatório.

Ainda no evento, foram entregues 26 notebooks para os prefeitos e secretários municipais de Saúde. O investimento para a compra dos computadores e notebooks e para instalação da rede é de R$ 210 mil. Já a reforma e compra de equipamentos do novo ambulatório custou RS 40 mil. “O mais importante aqui, na verdade, tem sido o apoio do Governo do Estado e a união dos prefeitos para o fortalecimento do consórcio”, afirmou na ocasião, o anfitrião e prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos. Para o secretário-executivo de Regulação da SES, Anderson Torreão, os municípios de Parnamirim e Dormentes, deram sinal dessa consolidação, ao decidirem hoje assinar o Pacto pela Saúde. Eles eram os únicos do Cisape que faltavam.

Avanços – A união da SES e do Cisape tem o objetivo de implantar uma política de saúde regionalizada, integrada e consorciada. Em maio passado, o Consórcio passou a gerenciar o Hospital Regional Fernando Bezerra, antes sob gestão estadual. Em outubro, o consórcio contratou, através de seleção pública, a OS (organização social) da Santa Casa de Misericórdia do Recife, que assumiu aquela unidade de saúde, com metas qualitativas e quantitativas a serem alcançadas.  Hoje, foram apresentados os resultados positivos que já foram alcançados nos últimos dois meses, como a contratação de 19 médicos e a instalação da CCIH (comissão de controle de infecção hospitalar).

Os 13 municípios que fazem parte do Cisape são: Araripina, Bodocó, Exú, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri (sede), Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, do Sertão do Araripe, e Afrânio e Dormentes, do Vale Médio São Francisco. Todos os prefeitos e secretários municipais de saúde estavam presentes, além da gerente da IX Geres, Valéria Coriolano; do diretor da Santa Casa, Fernando Costa e do deputado Raimundo Pimentel . O presidente da Amupe e prefeito de Lajedo, José Antônio Dourado, e os presidentes do consórcio da Mata Sul, José Ramos e do Agreste Meridional, Eudson Catão também participaram.

Fotos: Paulo Elias