A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na tarde de hoje (04/01), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na ocasião, Antônio Carlos Figueira, ex-presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), assumiu a função de secretário Estadual de Saúde, cargo ocupado por Frederico Amancio desde maio de 2010. Além do vice-governador João Lyra, estiveram presentes políticos engajados com a saúde pública, gestores da rede e funcionários que atuaram nos  últimos quatro anos de gestão.

Figueira lembrou aqueles que já estiveram à frente da pasta da Saúde, homenageando os ex-secretários presentes. “O SUS é o maior patrimônio do povo brasileiro e está em constante construção, por isso tem que ser aperfeiçoado. Muitos já deixaram seus feitos e são exemplos na construção de uma sociedade justa. Mesmo fora de sua área profissional, Amancio foi um dos que deu significativa contribuição”, destacou.

O novo secretário não esqueceu os desafios que terá pela frente, como firmar pactos de responsabilidade junto aos gestores de todos os 185 municípios de Pernambuco. Figueira também destacou a importância de estar atento ao perfil epidemiológico atual, que pede ações de combate específicas, como o crescimento da obesidade e o consumo do crack. “Para isso, precisamos garantir uma articulação de toda a rede: hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Postos de Saúde da Família (PSF) e demais unidades”, adianta.

O ex-secretário Amancio citou algumas das conquistas alcançadas nesses quatro anos. Os leitos de UTI saltaram de 360 para um total de 700; 100 mil vacinas evitaram surtos de doenças nas regiões atingidas pelas enchentes; 11 UPAs integraram a rede de saúde, além de dois novos hospitais. “Em 2010, foi batida a marca de R$ 250 milhões em investimentos, colocando Pernambuco entre os cinco estados que mais aplicam recursos na área, à frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Minas Gerais”, comemora Amancio.

DESPEDIDA - O evento também foi a última oportunidade para a despedida de Amancio, que ocupará a vice-presidência do Porto de Suape, cargo ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Estou assumindo um novo desafio junto ao Governo do Estado, e terei a oportunidade de participar da história do desenvolvimento econômico de Pernambuco, que deve dobrar o seu PIB nos próximos anos”.