Criada por um deputado federal em homenagem ao filho, que faleceu por não encontrar um doador de medula óssea compatível, a Lei Pietro institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que este ano ocorre de hoje (13/12) a domingo (19/12). Para sensibilizar a população, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) e a Associação dos Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO) prepararam uma série de atividades, entre elas, uma caminhada na quinta-feira (16/12).

Com concentração na Praça do Derby, a III Caminhada pela Vida sairá pelas ruas do Recife, às 16h. Carros de som, arte-educadores, panfletagem vão convocar as pessoas para se cadastrarem no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Apesar do Redome contar com 1,5 milhão de adeptos, o número ainda é pouco levando em consideração que as chances de alguém encontrar um doador compatível fora da família é de 1 para cada 100 mil. Só em Pernambuco, cerca de 70 pessoas aguardam o procedimento.

“Também é preciso maior representatividade dos estados porque a nossa população é muito miscigenada. Se uma pessoa do Nordeste precisa de transplante, é mais fácil ela achar doador aqui do que no Sul, por causa da carga genética”, explica a coordenadora da CT-PE, Zilda Cavalcanti. Apenas 15% dos doadores do Redome são do Nordeste, e cerca de 3% são de Pernambuco.

Além da caminhada, a CT-PE e a ATMO firmaram uma parceria com a Polícia Militar, e realizam coleta em vários órgãos durante a semana. Uma oficina de agentes multiplicadores será oferecida nesta segunda-feira (13/12) e, de hoje a quarta-feira (15/12), 33 alunos de medicina da UFPE passam por um curso para sensiblização. Nos dias 18 e 19/12, serão realizadas palestras e coleta nas igrejas episcopais do Recife.

PIETRO – A lei foi criada por um deputado federal, cujo filho, Pietro, faleceu aos 19 anos, depois de 14 meses lutando contra uma leucemia. O presidente Lula sancionou a lei pouco depois da morte, em março do mesmo ano, criando um dispositivo legal para buscar a solidariedade dos brasileiros.

Serviço
Central de Transplantes de Pernambuco - 0800.281.21.85