Pernambuco já atingiu a meta do Ministério da Saúde (MS) para vacinação de, pelo menos, 95% das crianças de 0 a menos de 5 anos contra a poliomielite. Até o momento, 673.656 meninos e meninas (96,79%) tinham sido imunizados. A campanha em Pernambuco termina nesta sexta-feira (08/07).

“Os postos de saúde continuam abastecidos com a vacina para as mães que ainda não imunizaram seus filhos”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI), Ana Catarina de Melo. Ela ainda lembra que é importante a vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no Estado e problemas de saúde irreversíveis à saúde das crianças.

SARAMPO – O PNI reforça que a campanha de vacinação contra o sarampo segue até o dia 22/07. Até o momento, foram imunizados 664.840 meninos e meninas (79,02%) de 1 ano a menos de 7 anos. A meta do MS para a campanha de seguimento também é de 95%. “Além de evitar o sarampo, a vacina imuniza as crianças contra caxumba e rubéola”, pontua Ana Catarina.

Em 2011, Pernambuco não registrou nenhum caso de sarampo. Contudo, já há confirmações no Brasil, de vírus provenientes de outros países, e em 33 países da Europa, por isso a necessidade de imunizar as crianças. A doença traz os sintomas de manchas no corpo, febre, tosse, coriza e conjuntivite, podendo gerar um quadro de complicações com pneumonia, otite, doenças diarréicas ou neurológicas.