Uma boa notícia para os pacientes que precisam realizar exame de sorologia para confirmar o diagnóstico de dengue. A IV Gerência Regional de Saúde (Geres), localizada em Caruaru, firmou parceria com o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen–PE) para que a coleta e análise do exame sejam feitas na própria região.

“Em abril, nós implantamos o Laboratório de Saúde Pública da IV Geres com o objetivo de agilizar o diagnóstico de dengue. Antes, nós enviávamos o material para o Lacen-PE, em Recife, e esperávamos, em média, 20 dias para obter o resultado. Hoje, com o exame sendo feito na IV Geres, nós recebemos o diagnóstico num período de 8 a 10 dias”, informou o coordenador de vigilância em saúde da IV Geres, Nilson Monteiro.

Os 32 municípios do Agreste Central poderão realizar os exames no laboratório da unidade. Ainda segundo Nilson, a coleta do material é realizada no próprio município. “A própria Secretaria Municipal de Saúde envia a sorologia para a IV Geres e, quando o diagnóstico fica pronto, é enviado imediatamente de volta”, explicou.

Para que a sorologia pudesse ser realizada na Gerência Regional de Saúde, o Lacen-PE deu todo o suporte por meio de treinamento, envio de equipamentos, liberação de kits para a realização do ensaio imunoenzimático, além da prestação de assessoria técnica para o controle de qualidade e descentralização do diagnóstico da dengue.

Laboratório – A realização de sorologia de dengue é recente no Laboratório de Saúde Pública da IV Geres. No entanto, a unidade já realizava exames para obtenção de outros diagnósticos voltados para o homem e também para cães. Para o primeiro grupo, os exames realizados podem detectar leishmaniose visceral e tegumentar americana, doença de Chagas, malária, esquistossomose, filariose e colinesterase plasmática. Já os exames voltados para os cães podem ter como resultado a leishmaniose visceral canina.

Além desses diagnósticos, o Laboratório de Saúde Pública da IV Geres realiza ações para controle vetorial, ou seja, análise entomológica para a dengue e análise do triatomíneo para a pesquisa de doença de Chagas. Na IV Geres existe, ainda, o Laboratório de Água, que também tem parceria com o Lacen e realiza a análise do cloro e da turbidez, bem como a microbiológica, para detectar coliformes fecais no líquido. Essa água analisada no laboratório da IV Geres é a mesma que abastece os municípios, vindas da Compesa.   O Laboratório de Saúde Pública da IV Geres funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.