A partir desta sexta-feira (16/12), o acolhimento materno do Hospital Jesus Nazareno ganha um importante reforço. Nesta tarde, o secretario estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, inaugurou a Casa de Maria, um espaço destinado às mães, cujos filhos precisam ficar internados na UTI Neonatal da unidade. Com estrutura para acolher até 18 mulheres, a Casa de Maria está localizada na Rua Joaquim Gonçalves Ledo, 773, no bairro de Maurício de Nassau, próximo à Igreja dos Mórmons.
 
“A maternidade é símbolo do Agreste. Temos que cuidar dela, e cuidar bem”, disse o secretário Antonio Carlos Figueira, afirmando, ainda, que esse será um importante instrumento para a humanização do acolhimento das mulheres. “Também é preciso atitude quando as equipes forem atender as mães. É preciso tratar cada mulher como se fosse uma Maria; cada criança como um menino de Nazaré”, pontuo. 
 
“Essa inauguração significa um compromisso com o bom atendimento, com a possibilidade de dignificar esse momento tão especial da vida das mulheres”, ratificou a diretora do Hospital Jesus Nazareno, Flora Raquel. “No momento em que a criança está internada em uma UTI, o contato entre mãe e filho é muito importante, mas precisamos oferecer um maior conforto para essas mulheres, que, atualmente, passam dez a quinze dias na unidade, sem uma estrutura digna”, completou.
 
Para oferecer o melhor acolhimento às mães, a Casa de Maria estará equipada com refeitório, cinco quartos, cinco banheiros, área de convivência e quintal. Além disso, quatro cuidadoras se revezarão para acompanhar a rotina da casa e dar suporte às mulheres, identificando suas necessidades. O espaço ainda contará com quatro seguranças, dois auxiliares de serviços gerais e uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais e psicólogos.
 
“Enquanto estiveram alojadas na residência, essas mães contarão com todo o apoio do Jesus Nazareno, incluindo acompanhamento psicológico, assistente social e orientação sobre o aleitamento materno, que será oferecido pelo nosso banco de leite”, disse Flora.
 
ABRANGÊNCIA - Referência para gestação de alto risco no agreste pernambucano, o Hospital Jesus Nazareno atende gestantes de 87 municípios. Por mês, a unidade realiza uma média de 450 partos. Em agosto, o Hospital reinaugurou seu bloco cirúrgico, que passou a ser o mais moderno do interior do Estado. A obra contemplou cinco salas de parto, sendo duas para cesáreas e três para partos normais. Ainda foram readequados o estar médico, sala de recuperação e a sala de apoio ao recém-nascido, onde as crianças são encaminhadas para os primeiros cuidados após o parto. O total de investimentos chegou a R$ 1,3 milhão, incluindo a reestruturação de toda a estrutura física e compra de novos equipamentos.