O Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promove de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, a 7ª Conferência Estadual de Saúde.

Sob o tema “Todos (as) usam o SUS! O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”, o evento tem, entre outros objetivos, avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde.

A 7ª Conferência, que espera reunir um público de duas mil pessoas, homenageia, este ano, Zilda Arns, médica e fundadora da Pastoral da Criança, morta em 2010, após um violento terremoto no Haiti, e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora.

"Será o momento da sociedade pernambucana definir diretrizes para o avanço e a garantia da saúde como direito fundamental no desenvolvimento humano, econômico e social, e também apontar estratégias para fortalecer a mobilização e participação social no enfrentamento dos desafios atuais para assegurar o SUS como política de Estado", enfatiza Antonio Carlos Figueira, presidente do CES.