Evento debateu os avanços da saúde voltados para os pacientes e capacitação de profissionais

Foi realizada, nesta quarta-feira (13/09), a Conferência Estadual em Atenção às Pessoas com Ostomia e Incontinência - 2023, organizado pela Associação dos Ostomizados de Pernambuco (Aospe), na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FCIR). O tema deste ano foi “Pela garantia de direitos: acesso à saúde, inclusão, igualdade de oportunidades e respeito às diferenças”. 

O objetivo do encontro foi ampliar o debate, com foco na qualidade de vida das pessoas com estomias, ou seja, que passaram pelo procedimento cirúrgico para possibilitar, no próprio corpo, um caminho alternativo que interligue os órgãos internos ao meio externo. Além disso, ressaltou-se a necessidade de capacitação dos profissionais que atuam diretamente com esses pacientes.

Para o presidente da Aospe e diretor do Movimento Ostomizados do Brasil (Mobr), José Roberto Santos, a conferência é uma oportunidade de expandir questões relacionadas ao tema, conhecer os avanços já conquistados, discutir propostas e articular ações significativas que favoreçam o tratamento e a qualidade de vida das pessoas com ostomia e com patologias e comorbidade correlatas.

“É importante destacar os avanços que estão acontecendo em relação às necessidades básicas desses pacientes, além da prevenção, reabilitação e inclusão. O Hospital Barão de Lucena (HBL) é um parceiro ativo dessa luta pela garantia desses direitos”, pontuou a representante do HBL, Fernanda Neves.

 

Na ocasião também estiveram presentes as representantes do Hospital Otávio de Freitas, Carina Ribeiro, da Diretoria Geral de Assistência Integral à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Milena  Hacker.