O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, fez a entrega de 9.420 glicosímetros e 4.710.000 fitas reagentes para auxiliar os pacientes diabéticos que fazem uso de insulina. Os aparelhos beneficiarão 152 municípios pernambucanos. Até novembro, serão entregues 18.879 glicosímetros e mais de 9,4 milhões de fitas. Isso significa um investimento de R$ 2.689 milhões. A expectativa é também beneficiar os outros 33 municípios (18%), que ainda não informaram sua demanda de aparelhos.
 
“A Atenção Primária é a porta de entrada de toda a linha de cuidados da rede. Com essa ação, vamos poder auxiliar todo paciente dependente de insulina e alcançar novos patamares no atendimento e auxílio à população”, afirmou Antonio Carlos Figueira. O secretário de Saúde ainda ressaltou as parcerias com os municípios pernambucanos para o fortalecimento de toda a rede.
 
A secretária de Saúde de Carpina e presidente estadual do Conselho de secretárias Municipais de Saúde (Cosems-PE), Ana Cláudia Calú, disse que “até agosto vamos atingir a adesão de 100% dos municípios para que tenhamos o total fortalecimento do programa de diabetes no Estado”. Além da gestora, os secretários de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Barreiros, São Lourenço da Mata e Olinda receberam simbolicamente os aparelhos e as fitas em nome das demais localidades. Recife, por ter programa próprio, solicitou apenas o repasse da verba.
 
Os municípios que ainda não solicitaram o glicosímetro podem entrar em contato com a Superintendência de Atenção Farmacêutica para solicitar os aparelhos. Em agosto, a segunda entrega será feita. Em novembro, a última remessa dos equipamentos serão repassados ao público. 
 
BENEFÍCIOS – Com a entrega dos aparelhos, os pacientes que necessitam de insulina poderão fazer os testes de glicose em casa. Segundo o superintendente da Assistência Farmacêutica, José de Arimateia, o público faz a medição e, de acordo com o resultado, faz a dosagem necessária de insulina, entregue pelo Ministério da Saúde (MS) e distribuída pela SES. Já as seringas e as fitas reagentes ficam sob a responsabilidade dos municípios.
 
Segundo o Ministério da Saúde, de 5% a 10% da população sofre de diabetes. Em Pernambuco, isso significa cerca de 600 mil pessoas. Já o público que tem diabetes e precisa de insulina fica em torno 30 mil a 60 mil pessoas.
 
EVENTO – A entrega dos aparelhos foi feita durante o Simpósio de Auto-Monitoramento da Glicemia Capilar em Pacientes Diabéticos. Durante o evento, estão sendo repassadas informações sobre a importância da auto-medição e como utilizar os aparelhos.