Profissionais de saúde estão participando, desde segunda-feira (15/08), do 3º Curso de Capacitação de Tutores Estaduais para Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Canguru. Promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no auditório do Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira (Imip), a capacitação segue até está sexta-feira (19/08).

Promovido pela Gerência de Saúde da Criança, em parceria com o Programa Mãe Coruja Pernambucana, o curso é uma das ações de expansão do Método Canguru no Brasil, que vêm sendo incorporado no planejamento de várias estratégias que visam à redução da mortalidade infantil. Entre as ações em andamento: Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste-Amazônia Legal e a Rede Cegonha.

A estratégia propõe disseminar os cuidados à criança logo após o nascimento até sua estabilização e acompanhamento para alta hospitalar segura, favorecendo o aleitamento materno exclusivo e as melhores condições de cuidados por parte da mãe e familiares. Atualmente, o método está implantado nos hospitais Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Regional Jesus Nazareno (Caruaru), Regional Dom Moura (Garanhuns), Regional Ruy de Barros Correia (Arcoverde) e Regional Dom Malan (Petrolina), além do Imip e Cisam.

DADOS – Em Pernambuco, a mortalidade infantil ocorre em maior proporção no período neonatal precoce (crianças menores que 7 dias ou de 0 a 6 dias ). Crianças com baixo peso ao nascer (peso menor que 2,5 Kg) e prematuras (menos de 37 semanas de gestação) estão sob risco mais elevado de adoecimento e morte. De acordo com dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc/PE), em 2010, nasceram 10.551 (7,7%) crianças com baixo peso, de um total de 136.512 nascidos vivos.