A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia uma nova fase da Capacitação em Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC) e Prevenção as Causas e Agravos de Deficiências. Em 2010, 800 agentes comunitários de saúde (ACSs) participaram das atividades, que tem o intuito de trabalhar diariamente na perspectiva de diminuir o número de casos de deficiência e ensinar as formas de lidar com as pessoas acometidas pelos agravos. Neste ano, serão 480 profissionais de reabilitação, assistentes sociais, coordenadores de Atenção Primária e equipes do Mãe Coruja e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) das VI, VIII e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres) capacitados.
 
As quatro primeiras turmas do curso começam nesta terça-feira (29/03), e seguem até a sexta-feira (1º/04), na IX Geres – Ouricuri. Ao todo, são 80 participantes. Durante a capacitação, serão abordadas três frentes de trabalhos na comunidade. A primeira busca, por meio de ações simples, prevenir os casos de deficiência, informando, por exemplo, os riscos de problemas auditivos e visuais das crianças nascidas de relações consanguíneas. O segundo foco é baseado em uma cartilha produzida pela Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde (SES), contendo dados de causas para uma possível deficiência, como identificar e como intervir.
 
Os profissionais ainda são capacitados a desenvolver ações substitutivas de reabilitação em localidades, como engenhos e sítios, onde não há acesso aos centros específicos para a prática. “Escolhemos essas Geres por terem sido as primeiras a contar com o Programa Mãe Coruja. O foco da capacitação é justamente na Atenção Primária, pois é preciso fazer a prevenção dos casos na época pré-gestacional e na primeira infância, sendo necessário estimular o pré-natal correto e o teste do pezinho, por exemplo”, afirma a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Arabela Velloso.