O governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, visitaram, na manhã desta sexta-feira (17/06), a segunda etapa da obra do Hospital Regional de Palmares Sílvio Magalhães. Destruída pelas chuvas de 2010, a unidade começou a ser reerguida em agosto de 2010 em nova área livre do perigo de enchentes - antes, funcionava na Rua Coronel Pedro Paranhos e agora está localizado atrás da Escola Técnica Agrícola de Palmares, no bairro de Engenho Paú, próximo à BR-101.

Até o momento, a primeira etapa, que contempla as emergências clínica e pediátrica, além de setores administrativos e de diagnósticos, está em funcionamento. Até outubro, toda a obra será finalizada. “O Regional de Palmares terá a 1º UTI pública da região da Mata Sul”, frisou o secretário Antonio Carlos Figueira.

Além da UTI, a segunda etapa da obra contempla as áreas das clínicas médica e cirúrgica; bloco cirúrgico, enfermaria pediátrica e de obstetrícia, bloco obstétrico, farmácia, almoxarifado e heliponto, para auxiliar no deslocamento dos casos graves. Depois de concluída a obra, a unidade terá o dobro do tamanho (12 mil m2) em relação ao antigo hospital.

O novo hospital terá 145 leitos, sendo 20 de UTI (10 adultos e 10 pediátricos), 9 de recuperação e 13 de berçário. Ao todo, serão investidos R$ 51 milhões em todo o hospital, que atende mais de 560 mil pessoas que residem nos 22 municípios que fazem parte da região da Mata Sul.

INTERIOR – Além de Palmares, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) auxiliará o município de Barreiros na reconstrução do seu hospital. Serão investidos R$ 9 milhões na obra, que deve ser finalizada em cerca de oito meses. A SES ainda vai reconstruir os hospitais municipais de Cortês, Jaqueira e Água Preta, também na Mata Sul e que foram destruídos com a chuva do ano passado.