O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, mobiliza as mães pernambucanas que produzem leite em excesso a doarem o alimento para abastecer o estoque da unidade. Diariamente, são utilizados em torno de 2 a 3 litros de leite para alimentar os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta quinta-feira (06/01), o hospital possui apenas seis litros em estoque

As mulheres que desejarem ajudar o Banco de Leite devem ligar para o (81) 3184.1690 ou 3184.1653, informar seus dados e receber as recomendações de higiene para a retirada do leite. Após o contato, a equipe do próprio hospital vai até a casa da doadora para fazer a coleta. Em seguida, o material é analisado por uma bióloga e pasteurizado no hospital, o que elimina chances de infecção por bactérias, sem comprometer a sua qualidade nutricional. As mães que desejarem também podem se dirigir ao hospital para fazer a doação in loco.

“Esse alimento possui anticorpos e fatores de proteção contra doenças que ajudam no crescimento dos bebês prematuros e os de baixo peso”, pontua Dulcinete Pinheiro, coordenadora de Aleitamento Materno do hospital.  Atualmente, 16 bebês estão na UTI do Agamenon. O leite também pode beneficiar outras 21 crianças que estão na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e no alojamento Canguru. Existente há 20 anos, o Banco de Leite do HAM é equipado com três congeladores verticais e dois horizontais, uma máquina de pasteurização e uma para resfriamento do leite. O banco ainda tem um laboratório de análises exclusivo.

CANGURU – No alojamento Canguru, os bebês passam o dia junto das mães, envoltos por uma faixa. Essas são crianças que já saíram do soro e do aparelho de oxigênio, mas ainda precisam atingir o peso ideal antes de ir para casa. Nesses casos, normalmente, as progenitoras ainda não possuem a quantidade ideal de leite para a amamentação.