Primeira unidade de saúde de Pernambuco administrada por uma Organização Social (OSS) - a Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) - o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA) completa 14 anos nesta sexta-feira, 15 de dezembro, comemorando a marca de 1.149.634 atendimentos nesse período. Referência em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Urologia, a unidade atende municípios da Região Metropolitana Norte do Recife e da Zona da Mata Norte do Estado. Um café da manhã, nesta sexta, reúne colaboradores para festejar a data.

         Este ano, o HMA contabilizou mais de 27,6 mil atendimentos de urgência e emergência, e realizou 4,7 mil cirurgias, dentre elas, 288 de Urologia, serviço inaugurado em fevereiro. Desde então, uma equipe multiprofissional e especializada, com 16 urologistas, passou a atender na unidade, que conta com uma infraestrutura completa de urgência, emergência, internamento e ambulatório para esses casos. Diante da capacidade, o serviço foi escolhido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) para integrar o mutirão do Programa Cuida PE, para agilizar a fila de cirurgias eletivas de vasectomia no estado. 

         Além da Urologia, o HMA implantou sua controladoria e também uma Sala de Alta destinada a pacientes das unidades de internação, que passaram a contar com um espaço seguro onde aguardam o transporte de volta para casa. O local deu mais rapidez e agilidade no giro de leitos nos setores de Emergência, Sala de Recuperação e UTI. E completando um ano de funcionamento em 2023, o Serviço de Atenção Domiciliar – SAD agora conta com duas equipes multidisciplinares, que oferecem um atendimento de saúde complementar aos cuidados ofertados na atenção básica e de apoio à internação hospitalar na residência do usuário, nos 11 municípios de abrangência do hospital. 

         “Os novos serviços oferecidos pelo HMA colocam a unidade em destaque no serviço de saúde de Pernambuco, onde procuramos oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um atendimento com cada vez mais qualidade e uma assistência voltada à atenção, à segurança e ao cuidado do paciente”, afirma Sormane Britto, diretor geral do Hospital Miguel Arraes. “Nossa meta é viabilizar mais projetos de melhoria dos serviços e continuar capacitando e qualificando nossos profissionais para atingir os melhores índices de satisfação do nosso usuário”, concluiu.

NÚMEROS

      Com 180 leitos, o Hospital Miguel Arraes conta hoje com 1.157 colaboradores, dentre eles 220 médicos e 522 profissionais de Enfermagem, que realizaram uma média de 2.500 atendimentos na Emergência, por mês, este ano. O HMA chega ao fim de 2023 com mais de nove mil internamentos e 16,6 mil consultas no Ambulatório de Egresso.    

         E para fechar com chave de ouro, o HMA atingiu, em 2023, o índice de 100% na Ficha de Avaliação de Transparência, que corresponde às informações repassadas pelas Organizações Sociais de Saúde (OSS) aos portais de transparência da Secretaria Estadual de Saúde. Na avaliação geral, a FGH ficou em segundo lugar no ranking que registrou o nível de transparência das OSS, demonstrando o compromisso da Instituição com a saúde em Pernambuc