A partir desta terça-feira (18/09), pacientes com casos graves de Hanseníase poderão ter assistência especializada no Hospital Otávio de Freitas (HOF), localizado em Tejipió. O anúncio foi feito pelo secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, durante visita a unidade.  O Centro de Referência para Casos de Hanseníase de Pernambuco faz parte das ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) dentro do Projeto Sanar, que visa combater as doença historicamente negligenciadas, como a própria Hanseníase, Tuberculose, Tracoma e Filariose.

"Para o momento que vive o Estado, os números de algumas dessas doenças são considerados inaceitáveis. Por isso, cada ação é importante no combate à essas doenças. Com esse Centro, damos um passo importante para o tratamento de casos graves de Hanseníase, que não podem ser resolvidos em postos de saúde da família", comentou o secretário Antonio Carlos Figueira.

Com oito dermatologistas, o Centro de Hanseníase do Otávio de Freitas receberá pacientes com complicações da doença, duvidas de diagnósticos, reação aos medicamentos ou portadores da doença com menos de 15 anos. “É preciso deixar claro que os casos de rotina de Hanseníase continuam a ser tratados e medicados nos Postos de Saúde da Família (PSF). Apenas os casos mais graves e com complicações deverão ser encaminhados para o nosso serviço”, explica o diretor do HOF, Antônio Barreto.

O encaminhamento deve ser feito pelo próprio médico do Posto de Saúde, que solicitará o atendimento por meio da Central de Regulação Hospitalar do Estado. Só as consultas de egressos (aqueles que já passaram por um primeiro atendimento na unidade) deverão ser marcadas pelo paciente no próprio hospital.

Funcionando de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, o serviço deve realizar uma média de 94 atendimentos por mês. Além do ambulatório especializado, os pacientes contarão com toda uma estrutura de apoio, com posto de coleta de sangue, farmácia, laboratório de bacteriologia, bloco cirúrgico e internamento.