O Hospital Regional Dom Moura deu um importante passo na ampliação de seus serviços de saúde ao iniciar a oferta de implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU) imediatamente após eventos obstétricos, como partos seja de forma normal ou cesárea e abortos. Essa medida visa ofertar esse método contraceptivo seguro, de planejamento familiar, oportunizando esse momento diretamente no período pós-parto.

A implantação do DIU pós-evento obstétrico ocorre logo após o nascimento do bebê ou a realização de curetagens/Amiu. Essa prática é recomendada, pela vantagem da paciente já receber alta com seu método definido. Não havendo necessidade de marcação posterior, no ambulatório, deixando-a mais exposta.

A médica e diretora Luciana Santos destacou a importância dessa iniciativa: "Essa ação veio somar ao nosso ambulatório de DIU, que já existia com a oferta do ‘DIU de intervalo’. Fizemos esse incremento na ação de planejamento familiar da unidade, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde. É um avanço significativo para oferecer mais opções às nossas pacientes, garantindo que elas tenham acesso a métodos contraceptivos eficazes no momento em que mais precisam."

A nota técnica mencionada pela diretora médica refere-se às diretrizes do Ministério da Saúde, que incentivam a implantação do DIU no pós-parto e pós-aborto como parte das estratégias de planejamento familiar. A disponibilidade do DIU nesse contexto é crucial, pois ajuda a prevenir gestações indesejadas e contribui para a saúde reprodutiva das mulheres.

Além de sua eficácia contraceptiva, o DIU é um método de longa duração que pode permanecer no útero por até dez anos, dependendo do tipo. Ele também é reversível, permitindo que a mulher possa planejar futuras gestações quando desejar.

Com essa nova oferta, o Hospital Regional Dom Moura oferece cuidados abrangentes e atualizados, alinhados às melhores práticas de saúde pública.