O Hospital da Restauração irá promover um treinamento obrigatório sobre manejo de resíduos sólidos para todos os que trabalham na unidade. A atividade vai acontecer nos dias 04, 05 e 06 de abril e está sendo coordenada pela equipe da Gerência de Resíduos do HR.
 
Segundo a enfermeira Gerluce Monteiro, que está à frente da Gerência, “ao manejar corretamente o lixo produzido dentro das unidades hospitalares é possível não apenas minimizar potenciais riscos à saúde dos trabalhadores, mas também reduzir custos e gerar menos danos ao meio ambiente”. 
 
Dentro da maior emergência pública do Nordeste circulam diariamente milhares de pessoas  (só os funcionários são cerca de 3.600), e a meta da equipe é aproveitar melhor os resíduos gerados por elas. “Se nós  conseguirmos conscientizar a maioria sobre a importância da coleta seletiva, poderemos vender e reverter esse valor para ser investido na própria unidade”, conta Gerluce, destacando que, mesmo não tendo conseguido ainda atingir um nível ideal, alguns setores do HR já realizam um bom trabalho neste sentido.
 
Em 2011, com apoio da direção do HR, a gerência já pensa em alguns projetos de reciclagem e adequação à agenda ambiental de gestores públicos. “Estamos estudando, por exemplo, a implantação de sensores de presença, torneiras de pressão e copos recicláveis, para poupar energia, água e outros insumos”, adianta Gerluce. História neste sentido o HR já tem: é o único hospital público de Pernambuco que apresentou um plano de gerenciamento de resíduos, obtendo desde 2007 licença ambiental junto à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e à Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(CPRH).