A partir de 2011, dez municípios da II Gerência Estadual de Saúde (Geres), com sede em Limoeiro, intensificarão as ações de controle ao tabagismo. O serviço chegará às cidades de Aliança, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Itambé, João Alfredo, Limoeiro, Macaparana, Machados, Surubim, Timbaúba e Vicência. A expectativa é, até janeiro de 2011, capacitar todos os municípios do Estado que têm programação para o próximo ano.

Para implementar as reuniões em grupo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) capacita facilitadores dos encontros e profissionais médicos que fazem os encaminhamentos, nesta quinta (11/10) e sexta-feira (12/10). O Curso de Abordagem Intensiva do Fumante ocorre no Orange Praia Hotel, em Itamaracá. Durante as aulas, os cerca de 50 profissionais aprenderão a forma de abordagem dos pacientes nos postos de saúde, onde ocorre a triagem inicial.

O curso também terá os facilitadores das reuniões de grupo, para onde são encaminhados os interessados em parar de fumar. “Na primeira sessão de grupo, os facilitadores explicam os problemas do cigarro para a saúde e os motivos da dependência”, explica a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da SES, Graça Maciel. O paciente pode escolher um dia específico para largar o fumo ou ir diminuindo gradativamente a quantidade de cigarros consumidos diariamente.

As reuniões de grupos ocorrem uma vez por semana no primeiro mês. No segundo, são dois encontros. Do terceiro ao décimo segundo mês, os pacientes participam de uma reunião mensal de acompanhamento. “Se houver crise de abstinência, diagnosticada por causa de nervosismo, insônia ou irritabilidade, os facilitadores mandam os usuários de volta ao serviço de saúde, para a prescrição de medicamento, quando necessário”, informa Graça. Os fumantes que querem apoio para abandonar o vício, devem procurar o posto de saúde mais próximo.

Até o momento, 13 municípios da I Geres, com sede em Recife, e dez da III Geres, em Palmares, já foram capacitados.