CENTROS DE TESTAGEM DA COVID-19

Atualmente, continuam em funcionamento três postos estaduais de testagem: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista - por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e Secretaria de Educação do Estado (Seduc), no bairro da Várzea - de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

Para a população que realizou a testagem nos centros sob gestão estadual, o resultado pode ser acessado no meuexame.saude.pe.gov.br. Para verificar o andamento da amostra, o usuário precisará preencher, obrigatoriamente, alguns dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento), a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) - a informação é repassada pela equipe que faz a testagem.

AGENDAMENTO DE EXAME PELO ATENDE EM CASA - Por meio do aplicativo e do site www.atendeemcasa.pe.gov.br, é possível agendar a testagem da Covid-19 com dia, hora e local pré-determinados. A ferramenta está disponível para 149 municípios que fizeram a adesão à ferramenta, além de dois centros estaduais. A lista completa dos municípios que aderiram a esse tipo de agendamento está disponível no: https://bit.ly/304QoKK.

BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS

Já os boletins epidemiológicos, desde março de 2020, podem ser acessados AQUI. No material de 2021 e 2022 também constam, diariamente, o balanço da vacinação contra a Covid-19.

ATENDE EM CASA

Parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, o Atende em Casa, aplicativo para celular com sistema android ou com acesso pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br, realiza teleorientação, teleassistência e teleacolhimento aos pernambucanos suspeitos ou vitimados pela Covid-19.

O serviço de teleorientação está disponível para 178 municípios que aderiram à iniciativa. Isso significa 96% do território do Estado e 98,5% da população - 9,4 milhões de pessoas.

Pelo Atende em Casa, o usuário, após o cadastro de informações mínimas, é direcionado para um questionário que permite a avaliação inicial do quadro de saúde a partir de perguntas sobre seus sintomas. Em seguida, uma classificação de risco é realizada pelo sistema, na qual o usuário recebe orientações necessárias para sua situação ou é encaminhado para uma teleorientação com um profissional de saúde. A teleorientação busca acolher o usuário em sua experiência de adoecimento, confirmar as condições e sintomas referidos no questionário e orientar sobre os cuidados necessários a cada classificação de risco (por exemplo, informar sobre os procedimentos de isolamento domiciliar ou como proceder o encaminhamento ao serviço de saúde mais adequado para sua situação).

A lista completa dos municípios que aderiram ao aplicativo para teleorientação está disponível no https://bit.ly/2DKYuzA.

TELEACOLHIMENTO

Também há, pelo Atende em Casa, oferta de apoio emocional para os profissionais de saúde e população em geral. Durante o teleacolhimento, a equipe multiprofissional do serviço busca identificar as principais situações enfrentadas pela sociedade durante a pandemia da Covid-19: angústia, medo, ansiedade, violência, problemas financeiros, luto e automedicação. Os profissionais podem encaminhar o usuário para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Estado; para a rede de proteção a pessoas vítima de violência; ou para equipe de referência diária – para aqueles usuários que necessitem de continuidade do atendimento por psicólogo ou psiquiatra da rede de retaguarda.