O Hospital Regional do Agreste (HRA) está sob nova direção. Após 12 anos afastado da unidade da qual foi o primeiro gestor, entre os anos de 1997 a 1999, o odontologista José Alves Bezerra Neto foi empossado, nesta manhã (12/01). A solenidade de posse contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Figueira, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, e o vice-prefeito, Jorge Gomes.

Durante o evento, a antiga gestora do HRA Aparecida Souza anunciou que continuará à frente da direção da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), cargo que ocupa desde 2007, e dividido durante um ano com a função no Regional. “Minha passagem pelo Regional, embora tenha sido breve, foi na tentativa de imprimir o ritmo de trabalho do governador Eduardo Campos. Encarei isso como uma missão importante não só para melhorar a assistência do HRA, mas também para transformá-lo em um equipamento de uma rede”, afirmou Aparecida Souza, lembrando do trabalho para integrar o hospital à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caruaru e aos outros serviços de saúde. Aparecida ainda ratificou a humanização no atendimento e as reformas físicas que estão em andamento no local.

Em seu discurso, José Bezerra começou lembrando que “ninguém se perde no caminho da volta”, recordando “com humildade, e ao mesmo tempo orgulho, que ajudei a criar e colocar em funcionamento este hospital”. Bezerra volta ao Regional do Agreste após 1 ano e 9 meses à frente do Hospital da Restauração (HR), no Recife. “Minha experiência como gestor do maior complexo de trauma do Norte e Nordeste será útil para dar uma nova dinâmica ao HRA”, pontuou. Ele também se mostrou esperançoso com a melhoria dos trabalhos com a qualificação e otimização da estrutura física e de recursos humanos, além de frisar a construção, em breve, de um novo hospital na cidade para auxiliar o Regional.

SAÚDE PÚBLICA – O secretário estadual de Saúde, Antonio Figueira, aproveitou a posse do novo gestor do HRA para lembrar da necessidade dos poderes estaduais e municipais andarem juntos na construção de um melhor sistema de saúde pública. “O desafio do SUS é nacional. Aqui em Pernambuco, vamos trabalhar em duas frentes: com pactuação junto aos municípios e descentralizando as emergenciais, onde o HRA terá um papel fundamental”, disse, exaltando o SUS como “o maior patrimônio do povo brasileiro”.

CURRÍCULO – Formando em odontologia, José Bezerra ocupou os cargos de diretor do Hospital São Sebastião, do HRA, do Hospital Jesus Nazareno (por duas vezes), da IV Geres e, recentemente, do Hospital da Restauração. O novo diretor do HRA tem 66 anos, é casado e pai de três filhos.