Para atualizar os profissionais da rede de laboratórios do Estado sobre as normas internacionais de segurança durante eventos de massa, o Lacen está promovendo uma capacitação sobre Bens Sensíveis e Segurança Biológica para profissionais de laboratório do Estado, hoje (25/10), às 8h, no Núcleo de Estudo e Pesquisa do LACEN (Nepel), no bairro da Boa Vista.
 
O evento pretende discutir os procedimentos de bioseguridade e desenvolver um protocolo para Pernambuco, que será base para grandes eventos, a exemplo da Copa do Mundo. “Além das medidas internacionais de segurança, o curso vai levar em consideração a estrutura da rede de laboratórios do Estado”, explicou a diretora-geral do Lacen, Terezinha Tabosa.
 
A oficina de atualização será ministrada pela analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (MS), Sandra Veloso. As medidas de segurança no caso de identificação de vírus e o transporte de amostras para análise de material suspeito são alguns dos temas abordados. “Essas medidas poderão ser aplicadas em outros eventos de grande concentração de pessoas, como as festas de Carnaval e São João”, concluiu Tabosa.
 
Participarão do curso, profissionais do Lacen, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC).