Representantes do Programa Mãe Coruja Pernambucana participaram do Encontro Hemisférico de Avaliação na Primeira Infância, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Assunção, no Paraguai. Durante o evento, realizado entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, foram apresentadas a política de cuidados e os avanços conquistados no desenvolvimento das crianças no Estado, dentre eles a redução da mortalidade infantil em 22% no Sertão do Araripe.

“O sucesso é decorrente da prática de cuidados integrados promovida pelo Mãe Coruja. E o convite para apresentar o programa foi o reconhecimento de que o Mãe Coruja está caminhando no rumo certo”, comemorou a coordenadora do Comitê Executivo do Programa Mãe Coruja, Ana Elizabeth de Andrade Lima, sobre a melhora dos indicadores de saúde nas regiões onde o programa está implantado.

Além da apresentação do Mãe Coruja, a participação pernambucana contou ainda com debates e mesa de discussão junto aos demais países do Mercosul que também buscam o cuidado integrado para a promoção do desenvolvimento social. “A neurociência já aponta que essa política do cuidado gera um cidadão mais produtivo para a sociedade; feliz, consciente e livre”, explicou a coordenadora. Desse encontro será elaborado um documento com todas as experiências e propostas apresentadas por esses países.

O interesse internacional pelo trabalho desenvolvido pela equipe do Mãe Coruja pôde ser percebido após a apresentação, quando os representantes do programa foram convidados a participar de outro evento, ainda esse mês, no Peru. Também participaram do evento representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto da Infância (Ifan) e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, entre outros órgãos brasileiros.

Mãe Coruja – criado em 2007, hoje o programa conta com 95 Cantos Mãe Coruja distribuídos entre os municípios mais carentes do Estado, acompanhando o desenvolvimento de cerca de 56 mil mães e 19 mil crianças menores de seis anos cadastradas.

Mães e filhos também são assistidos em áreas que ajudam na promoção da qualidade de vida. Isso é possível por meio da parceria entre oito secretarias: Saúde, Juventude, Educação, Agricultura, Planejamento, Trabalho, Desenvolvimento e da Mulher.

“Pernambuco reduziu o índice de mortalidade infantil em 10%, mas nós observamos que essa taxa foi maior entre os municípios que já contam com o programa em atividade”, frisou Ana Elizabethe. A previsão é que 103 cidades pernambucanas possuam um Canto Mãe Coruja até o final de 2011.