Nesta quarta-feira (27/10), a equipe de Cirurgia Vascular do Hospital da Restauração (HR) discutirá, dentro da reunião mensal de Anatomoclínica, o tema “Aneurisma tóraco-abdominal em paciente jovem”, tendo como base o caso da paciente Maria Madalena da Conceição Silva, 33 anos, operada há cerca de seis meses.

Madalena é portadora de uma doença rara, arterite de Takayasu, que acomete principalmente mulheres jovens e afeta artérias de médio e grande calibre. A paciente foi operada com sucesso após dez anos de convivência com o risco iminente de morte, numa cirurgia extremamente complexa que envolveu diversas especialidades médicas, como hematologistas, anestesistas e cirurgiões gerais e vasculares. “Poucos centros brasileiros teriam condições de realizar esse feito”, orgulha-se o chefe da equipe de cirurgia vascular do HR, Adércio Pereira.

Tradicionalmente, cerca de cem pessoas do corpo médico do HR, entre profissionais efetivos, residentes e doutorandos, reúnem-se para discutir casos de destaque e partilhar informações científicas. “Todo o corpo clínico do HR se encontra, e sempre são ocasiões ricas em trocas”, avalia Adércio Pereira, um dos responsáveis pela organização do evento de outubro.