As estratégias de acolhimento e tratamento dos fumantes estão sendo debatidas na Oficina de Abordagem Intensiva do Fumante, que foi realizada nesta segunda-feira (24/10), no hotel Canariu’s, em Boa Viagem.
 
O encontro reúne cerca de 45 profissionais da área de saúde, entre eles médicos, enfermeiros e psicólogos, que são capacitados sobre as formas de abordagem aos fumantes. Além disso, eles recebem informações sobre o funcionamento das sessões de terapias em grupos que serão implantadas, até o final de 2011, nos Centros de Apoio Psicossocial (CAP’s) e os Postos de Saúde da Família (PSF’s) dos municípios.
 
“Nosso foco está voltado para os principais temas e fatores que dificultam o fumante a largar o cigarro, como tratar a dependência química da nicotina e as recaídas dos fumantes em tratamento” explicou a coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Graça Maciel.
 A oficina segue até esta terça-feira (25/10), e conta com a presença de profissionais dos municípios da II, III, V, e VI Gerencias Regionais de Saúde (Geres).