Encerrando as ações do Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle do câncer de mama, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional (CEASP), promoveu evento com atividades de autocuidado e atenção à saúde na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL), nessa segunda-feira (30).

As reeducandas receberam orientações sobre o autoexame da mama e como identificar sinais de alerta para qualquer alteração. Também foram realizados atendimentos para aferição da pressão arterial, testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C. Para estimular o relaxamento e o bem-estar mental das participantes, houve sessões de massoterapia e ventosaterapia, além de limpeza de pele e maquiagem.

Para Jéssica Amorim, apoiadora de Saúde Prisional da SES-PE, por meio dessas atividades, as pessoas privadas de liberdade são estimuladas a exercer melhor as questões de autocuidado. “O autocuidado no presídio é diferente pela falta de acesso à informação e à liberdade. Então, não só no Outubro Rosa, mas o ano inteiro, trabalhamos com ações educativas para conscientizar e incentivar esse cuidado nelas”, diz.

R.P.S, reeducanda na CPFAL, agradeceu pela oportunidade. “Quando entramos aqui, pensamos que tudo acabou. Então ações como essa mostram que tem gente que acredita na gente, que se preocupa com a gente. Isso é muito bom”, afirma. Além do cuidado e atenção à saúde, a ação do Outubro Rosa contou com apresentação do coral “O canto que encanta”, formado pelas moradoras da unidade.

As ações do Outubro Rosa aconteceram também na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, nessa terça-feira (31).