Tradicional nas prévias carnavalescas do Recife, o Bloco da Folia 2012 garantiu a alegria dos pacientes do Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP) na manhã desta quinta-feira (16/02), no bairro da Tamarineira, Zona Oeste do Recife. A concentração teve início por volta das 9h, em frente à unidade de saúde, reunindo dezenas de foliões.

A agremiação, que sempre recebe moradores do bairro, foi animada pela orquestra de frevo Conexão Popular e Frevioca. "Nosso principal objetivo é proporcionar a interação social desses pacientes com outras pessoas e utilizamos o Carnaval como elemento de estratégia. Lutamos contra o estigma de que os pacientes com transtornos mentais são agressivos e que não podem viver em comunidade", comentou a coordenadora do Centro de Atividades Terapêuticas, Elizabete Rocha.

O Bloco da Folia 2012 encerra o ciclo carnavalesco, que vem sendo promovido pela instituição desde o início de janeiro com atividades, apresentações musicais e oficinas de confecção. Terapeutas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e arte educadores acompanharam o trajeto da Frevioca no entorno do hospital, que seguiu até a Avenida Norte e retornou para a Avenida Rosa e Silva. "O carnaval é uma data muito rica em elementos e, com isso, estimulamos o resgate à saúde e autoestima", pontuou a diretora da unidade, Benvinda Siqueira.

Programa - O HUP possui o Centro de Atividades Terapêuticas (CAT), um espaço de convivência e estimulação, onde são coordenadas atividades recreativas e terapêuticas, com auxílio de música, pintura, teatro e outras artes.