Visando amenizar as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais, a cidade de Carpina, a 63km do Recife, receberá representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), amanhã (19/04), a partir das 9h, para apresentação do projeto de consórcio que pretende atender às demandas dos 31 municípios que compõem a II Gerência Regional de Saúde (Geres). A reunião acontece no auditório Salesianas, ao lado do colégio Salesiano, e contará com a participação do secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes.

No encontro, os prefeitos terão oportunidade de discutir e opinar sobre o projeto para definir planos e ações que busquem proporcionar melhorias significativas na área da saúde em cada uma das cidades. “O consórcio funciona como uma cooperativa, na qual os municípios que têm alguma demanda em comum planejam ações para suprir essas carências”, diz José Bezerra, gerente de Desenvolvimento Regional da SES.

Depois de aprovado, o consórcio receberá verba da União, do Estado e dos próprios municípios que fazem parte dele. “Diferente de alguns outros estados, a Secretaria de Saúde do Estado faz questão de se colaborar tanto na elaboração quanto no financiamento dos consórcios”, explica Bezerra.

O Hospital Ermírio Coutinho, no município de Nazaré da Mata, é um exemplo de consórcio na área de saúde que em breve estará pronto para atender os pacientes de média e alta complexidade, mesmo sendo um hospital municipal. Fazem parte dele, além de Nazaré da Mata, as cidades de Tracunhaém, Vicência, Aliança e Buenos Aires.

Inaugurado nos próximos meses, o hospital, que comportará mais de cinqüenta leitos, recebeu verba de R$ 6 mil do Estado para sua reforma estrutural e de equipamentos, e um investimento de R$ 76 mil por mês em recursos humanos. Com essa estrutura, além de facilitar o atendimento dos casos mais complexos dessas cinco cidades, a unidade ainda ajudará a desafogar os atendimentos dos hospitais estaduais do Grande Recife.

“Nem todos os municípios precisam aderir ao consórcio, eles o fazem quando sentem a necessidade estrutural em determinada área”, lembra Bezerra, sobre a também participação na reunião de representantes da Secretaria de Transporte, Promata e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Posteriormente, gestões de outras áreas ainda podem vir a agregar o consórcio, como a Secretaria da Cultura e a Fundarpe, desenvolvendo planos para suas áreas de atuação. E, depois de apresentado aos prefeitos, será a vez de os vereadores dos 31 municípios votarem nas câmaras municipais pela aprovação dos consórcios planejados.

O que
: Apresentação do Projeto de Consórcio em Saúde
Onde: auditório Salesianas, ao lado do colégio Salesiano, em Carpina.
Quando: amanhã (19/04), às 9h.