Mais uma parceria na área da saúde possibilitará mais conforto à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desta terça-feira (20/07), a Mata Sul ganhou dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), que estão disponíveis na Casa de Saúde e Maternidade Santa Rosa, em Palmares. “O município se consolida mais uma vez na área da saúde com esse investimento e essa parceria, que possibilitarão atender melhor a população do SUS”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, durante a inauguração das UTIs, nesta manhã.

Por leito, o Estado repassará R$ 1 mil ao hospital, diariamente, totalizando R$ 300 mil por mês. Entre os leitos, a direção da unidade informa que há um de isolamento, para pacientes debilitados ou para evitar contaminação. Com essa ação, somam-se 40 novos leitos de UTI em menos de uma semana. Os demais estão fixados no Hospital Nossa Senhora do Ó (10), em Paulista; no Hospital Alfa (10), em Boa Viagem; e na Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro (10), em Limoeiro.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, a Mata Sul ainda receberá, até o mês de novembro, outros 20 leitos de UTI, com a finalização da segunda etapa do Hospital Regional Sílvio Magalhães, também em Palmares. “Em 2012, ainda vamos iniciar as Unidades de Pronto Atendimento Especializadas (UPAE), para auxiliar na média complexidade em todas as Regionais, inclusive Palmares”, frisou Antonio Carlos Figueira.

Atualmente, o SUS em Pernambuco conta com 785 leitos de terapia intensiva, enquanto em 2007 eram 228. Ainda neste mês de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) abrirá mais 17 leitos de UTI, sendo 7 vagas para recém-nascidos no Hospital Maria Lucinda, em Recife, e outros 10 para adulto no Hospital São Salvador, em Olinda.