Em menos de duas semanas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) aumentou em 53 o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Pernambuco. Desses, 13 foram abertos na manhã desta segunda-feira (25/07), sendo 8 no Hospital Alfa, no bairro de Boa Viagem, no Recife; e outros 5 no Hospital São Salvador, em Olinda, que recebeu a visita do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, durante a abertura.

“Nosso objetivo é fechar o ano com 205 novos leitos, metade na rede própria e a outra metade na rede conveniada. Estamos ampliando a oferta e também interiorizando a assistência à população”, frisou o secretário de Saúde, avisando que cidades como Garanhuns e Ouricuri também receberão o serviço. Com a abertura desta segunda, Pernambuco agora possui 798 leitos de terapia intensiva. Até o fim do ano, serão 935, uma oferta quatro vezes maior em relação ao ano de 2007.

Os oito leitos de UTI do Alfa oferecem assistência médica especializada para pacientes adultos com doenças neurológicas e renais. No último dia 15, o mesmo hospital já havia disponibilizado, para o SUS, dez leitos de UTI. Já no São Salvador, os cinco leitos têm perfil de clínica geral para adultos. Por cada dia em que um paciente for assistido nessas unidades, o Estado está investindo R$ 1 mil, o que significa um custo mensal de R$ 390 mil.

Desde o dia 15 de julho, foram contratados outros 30 leitos de UTI, nos hospitais Nossa Senhora do Ó (10), em Paulista; Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro (10); e Hospital Santa Rosa (10), em Palmares. No dia 1º de agosto, serão abertos mais dez leitos, no Hospital Maria Lucinda, em Parnamirim. Essas vagas são para assistência neonatal (7 leitos) e pediátrica (3), hoje, duas especialidades com grande demanda, tanto na rede pública como privada.