O governador Eduardo Campos visitou, na manhã desta terça-feira (04/01), as obras do Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira, localizado no Curado, às margens da BR-232. Ele estava acompanhado do atual secretário de Saúde, Antônio Figueira e do seu antecessor no cargo Frederico Amancio. Com previsão de inauguração para agosto deste ano, a unidade será o terceiro grande hospital inaugurado no governo Campos. Antes do Hospital Miguel Arraes, entregue à população em dezembro de 2009, o último centro hospitalar público aberto na Região Metropolitana do Recife (RMR) foi a Restauração, em 1969.

“Esse equipamento vai ajudar muito a desafogar o Hospital da Restauração, por causa do foco em neurologia clínica”, afirmou o governador, que aproveitou a visita para ajustar o cronograma da obra. Campos ainda ressaltou a construção de três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Ibura, Casa Amarela e Cabo de Santo Agostinho, previstas para o primeiro semestre, para “melhorar o sistema de saúde do Estado”.

OBRAS – “Já temos 90% da estrutura pronta, faltando o acabamento de alguns setores internos, construção do heliponto, escadas e passarelas que interligam os três blocos principais do hospital”, diz Giuseppe Schiattarella, engenheiro da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e fiscal responsável pela construção do hospital.

Com uma área de 12.734 mil metros quadrados e com seis pavimentos no setor de atenção médica, a unidade contará com 160 leitos distribuídos nas enfermarias de Clínica Médica, Pediatria e Traumato-Ortopedia, além de Unidade de Cuidados Intensivos (UTI Geral com 28 leitos) e 20 leitos de observação na emergência. O investimento total é de cerca de R$ 80 milhões.

Pronto, o hospital funcionará integrado às UPAs de São Lourenço da Mata, Curado e Torrões, formando um cinturão de emergência que ajudará a desafogar os hospitais do Recife, a exemplo da Restauração e do Getúlio Vargas, além de oferecer atendimento de urgência mais rápido e eficiente para a população da Zona Oeste do Recife e pacientes acidentados trazidos do Interior pela BR-232.