Duas vezes por semana, um trailer percorre localidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) para fazer testagem rápida de HIV entre gays, travestis e homens que fazem sexo com homens (HSH). Em média, 50 testes são realizados por visita, que ocorrem das 18h às 22h. Quando as saídas são feitas das 22h à 1h, em frente a boates, por exemplo, o número dobra. Essa experiência está sendo passada para representantes de Barbados, na região do Caribe, que pretende incluir a iniciativa na região. Participam do encontro, ainda, profissionais da United States Agency for International Development (Usaid), agência de cooperação internacional dos Estados Unidos que auxilia no projeto, chamado Quero Fazer.

Durante a apresentação da iniciativa, nesta terça-feira (18/07), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os representantes de Barbados disseram que o trailer é uma alternativa para que a população mais vulnerável se sinta confortável para fazer o teste e tirar as dúvidas de questões sexuais. “Normalmente, esse público não procura o serviço. Com o trailer, tudo fica mais fácil”, afirmou o coordenador do Programa de DST/Aids da SES, François Figueiroa.

Além da reunião da SES, o grupo visita, na tarde desta terça, o Serviço Especializado do Lessa de Andrade, o Hospital Correia Picanço e, à noite, o trailer em funcionamento, no município de Camaragibe.

O projeto, iniciado em setembro de 2009, já atendeu mais de 4,7 mil pessoas. Desses, 127 deram positivo, sendo 26 no grupo de heterossexuais, 4 travestis e 97 do grupo de homossexuais, bissexuais e HSH. Além da SES e da Usaid, há a cooperação da ONG Espaço de Prevenção e Assistência Humanizada (Epah).

DADOS – De 1983 até fevereiro deste ano, Pernambuco registrou 15.750 casos de Aids, sendo 10.417 no público masculino e 5.333 entre as mulheres. Em média, são registrados cerca de 1 mil casos anualmente.