A Secretaria Estadual de Saúde (SES) quer intensificar as ações do Sanar – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas nos dois municípios mais populosos de Pernambuco: Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, essas duas localidades possuem quatro doenças que são tratadas como prioridade nas ações da iniciativa. Duas delas, hanseníase e tuberculose, irão receber atenção especial por meio de parcerias do Estado com as prefeituras municipais.

Para isso, o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto, reuniu-se com os secretários de Saúde Jaílson Correia (Recife) e Jessiane Paulino (Jaboatão) para traçar um plano de atividades. O encontro foi na SES, na manhã desta quinta-feira (14/03). Também participaram da reunião técnicos e gestores da Vigilância Ambiental e da Atenção Primária das localidades.

De acordo com o coordenador do Sanar, Alexandre Menezes, é natural que o maior número de casos de hanseníase e tuberculose, em Pernambuco, sejam registrados em Jaboatão e no Recife, por causa do contingente populacional. O que preocupa, contudo, é a necessidade de intensificar a detecção dos casos e evitar o abandono dos pacientes ao tratamento. “Fortalecendo as ações da Atenção Primária, é possível ampliar o diagnóstico precoce das doenças, agilizando os tratamentos, o que possibilita uma cura mais rápida e efetiva”, destacou.

Em 2012, foram 4.397 casos de tuberculose registrados em Pernambuco, sendo 1.493 no Recife e 390 em Jaboatão. Já no caso da hanseníase, foram 2.633 casos no Estado, com 684 no Recife e 225 em Jaboatão. Além das duas doenças, Jaboatão foi incluso no Sanar como prioritário para filariose e esquistossomose. Já Recife também trata como prioridade a erradicação da filariose. “Esse enfrentamento à hanseníase e à tuberculose no Recife e em Jaboatão implicará significativamente nos indicadores do Estado”, acredita Menezes.

Já o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, contou que este é um tema importante e significativo. Recém-empossado, ele afirma que tem uma série de compromissos e metas, e que, no planejamento do município, as ações contra a tuberculose e a hanseníase foram colocadas como prioridades. "As ações exigem um trabalho integrado entre todas as esferas de governo. Recife e os municípios da Região Metropolitana têm um papel fundamental para reduzir os indicadores dessas doenças, que são inaceitáveis. Por isso, teremos um olhar atento e prioritário, além do espírito de cooperação", ressaltou Correia.

SANAR – Em 2011, a SES lançou o Programa Sanar, que, até 2014, pretende reduzir ou eliminar sete doenças transmissíveis negligenciadas (tracoma, doença de Chagas, hanseníase, filariose, esquistossomose, helmintíase e tuberculose) que apresentam indicadores inaceitáveis no Estado, e que possuem maior incidência na população de baixa renda. O investimento é de R$ 5,6 milhões até 2014.