Em 2018, 550 jovens entre 10 e 19 anos tentaram dar fim à própria vida em Pernambuco. Para marcar o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, o Cinema no Hospital, projeto sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), exibe, na próxima segunda-feira (09.09), o longa brasileiro "Yonlu" (2018), baseado na história real do jovem Vinícius Gageiro, que, aos 16 anos, morreu por suicídio após conseguir informações em fórum online de discussão sobre o tema. A exibição, aberta ao público, inicia às 9h, no auditório do 6º andar da unidade de saúde, na Zona Norte de Recife. 

"Queremos contribuir com o Setembro Amarelo, por isso pensamos em um filme que não fale apenas sobre o suicídio em geral, mas foque num fenômeno que tem espantado os profissionais da saúde, que é o aumento na taxa dos óbitos por suicídio entre os jovens. Essa é uma oportunidade para quem quer entender mais sobre a temática, trazendo sua visão de mundo", pontua a psicóloga e psicanalista Isabela Cribari, idealizadora do Cinema no Hospital.

Após a exibição do filme, haverá debate da plateia com a psicanalista Elizabete Siqueira, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). "A psicanalista Elizabete Siqueira tem bastante experiência no assunto. Por isso, não será apenas um debate técnico, mas também assertivo, para entendermos objetivamente o que está acontecendo entre os jovens", ressalta Isabela. A participação na atividade confere certificado (4h) para os estudantes e profissionais. 

O Cinema no Hospital teve início no Hospital Barão de Lucena, em 2011 e desde agosto de 2016 é realizado mensalmente no HAM. Já foram exibidos filmes para discutir temas como autismo (A céu aberto), relação médico e paciente (WIT – Lição de Vida), cuidados paliativos (Uma passagem para Mário), questões sobre maternidade (Mãe só há uma) e sobre relações sociais e familiares (Que horas ela volta?).