Em comemoração ao Setembro Verde, mês da conscientização e incentivo sobre a doação de órgãos, várias ações estão sendo realizadas em Caruaru. No município, o Hospital Mestre Vitalino (HMV) e o Hospital Regional do Agreste (HRA) atuam na captação por meio das Organizações da Procura de Órgãos (OPO) e da Central de Transplantes Macrorregional Agreste.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado na próxima quarta, dia 27, e será lembrado com diversas ações durante toda a semana. A programação tem início, nesta terça (26), com a palestra “Comunicação de notícias difíceis”, voltada para profissionais da área. Na quarta (27), as atividades começam às 8h, na Via Parque – em frente ao INSS, com equipes que farão um trabalho de orientação e sensibilização da população. Ainda na quarta, às 14h, mais uma palestra será oferecida. Com o tema “Ventilação protetora no potencial doador”, o momento será direcionado para enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. Na quinta (28) e na sexta (29), serão realizadas rodas de conversa com os pacientes e acompanhantes sobre o processo de doação de órgãos e tecidos. Todas as ações vão ocorrer no Hospital Mestre Vitalino.

“A doação de órgãos é um ato que pode salvar vidas, mas ainda é um tabu para muitas famílias que não compreendem como a doação é realizada. Por isso, institui-se a campanha Setembro Verde como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de doar órgãos e tecidos”, explica a enfermeira coordenadora da OPO, Janine Duarte.

De janeiro até agora, foram realizadas três doações de fígado no HMV e três no HRA; uma de rins no HMV e três no HRA; 25 de córneas em cada unidade; e três de coração no HRA. Esses números impactam diretamente na diminuição da lista de espera e na qualidade de vida do paciente que recebe novos órgãos. O Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e é referência por garantir os procedimentos de forma integral e gratuita pelo SUS. Atualmente, há 2911 pessoas na lista de espera em Pernambuco. Os órgãos mais esperados são rim (1591 pessoas) e córnea (1114 pessoas).

“Já tivemos momentos em que a lista de espera por córneas estava zerada, por exemplo. Precisamos fazer esse trabalho de conscientização para dirimir qualquer dúvida e, ainda, orientar a população quanto a fake news que são propagadas com relação a um assunto tão sério e que salva vidas”, reforça Raianne Monteiro, coordenadora da Central de Transplantes Macrorregional Agreste.

Segue a programação completa.

26/09 - AUDITÓRIO DO HOSPITAL MESTRE VITALINO

14h – Palestra “Comunicação de notícias difíceis”

27/09 - AUDITÓRIO DO HOSPITAL MESTRE VITALINO

8h - Orientação e sensibilização da população de Caruaru na Via Parque