Gestantes contam com um importante aliado durante o período de trabalho de parto no Hospital Regional Inácio de Sá, localizado no município de Salgueiro, Sertão do Estado. A equipe de fisioterapia tem atuado junto aos profissionais de obstetrícia em ações para dar conforto a parturiente, através de exercícios e posturas que proporcionam o aumento do diâmetro da pelve materna, facilitando a boa descida e encaixe do bebê. Os profissionais de fisioterapia envolvidos nas atividades contam com especialização em saúde da mulher e em fisioterapia obstétrica.

“O atendimento de fisioterapia dentro do serviço de obstetrícia vem com intuito de acompanhar a mulher durante o período de trabalho de parto. A iniciativa também ajuda a diminuir o tempo do trabalho de parto e também como oferta de método não farmacológico para alívio da dor”, destaca a fisioterapeuta da unidade, Raquel Martins.

No momento da chegada da gestante, esta passa pelo setor de triagem quando é avaliada pelo profissional obstetra e de enfermagem, e quando indicada a continuação do trabalho de parto ou essa gestante vai para o procedimento de indução, a equipe de fisioterapia entra em ação para o acolhimento junto com a equipe para as orientações sobre o trabalho de parto.

“Nossa equipe conversa com essa gestante e reforça com ela todas as informações do pré-natal. Neste momento explicamos a esta mulher todas as fases que envolvem o trabalho de parto, o que ela irá sentir em cada uma dessas fases para deixá-la consciente de tudo o que irá acontecer, como também as intervenções serão feitas por cada profissional que irá assisti-la”, explica.

O trabalho desenvolvido pela equipe de fisioterapia do Inácio de Sá é iniciado quando a gestante está em trabalho de parto ativo (presença de contrações regulares, perda do tampão muscoso, acima de 6 cm de dilatação). Todos os exercícios são individuais e adequados para cada mulher, de acordo com sua estrutura física e mobilidade corporal.

“Utilizamos bolas em diversos formatos, rebozo, espaldar - equipamento utilizado para exercícios de dissociação pélvica. Esses materiais nos permitem trabalhar com as parturientes em diversas posturas: vertical, cócoras, quatro apoios ou de decúbito lateral. Ofertamos ainda o banho de aspersão (banho mormo em água corrente)”.

Quando essa gestante está na fase final do trabalho de parto, as ações desempenhadas pela equipe continuam. “Em sala de parto, no bloco obstétrico, é de livre escolha da parturiente adotar uma postura em seu período expulsivo, podendo utilizar uma banqueta, adotar a posição de cócoras, semi sentada, entre outras, sempre respeitando a singularidade de cada mulher e a vontade dela neste momento. A mulher fica livre e escolhe o que é melhor. A opinião da parturiente é a mais importante neste momento. O parto é dela, estamos ali para auxiliar”, reforça a profissional.

Após o parto, quando a parturiente se transforma em puérpera, ou seja, após o nascimento do bebê, o trabalho da fisioterapia continua. Profissionais se unem as mães na realização das boas práticas, proporcionando o contato pele a pela entre as mães e seus recém-nascidos, na chamada “golden hour”, que é a primeira hora da mãe com o seu bebê. Além disso, são passadas orientações sobre aleitamento materno – que também inclui as gestantes que deram a luz por meio do parto Cesário -, o retorno às atividades cotidianas, cuidados com higiene e cicatrização cirúrgica, etc.

DADOS – O Hospital Regional Inácio de Sá, além da obstetrícia, é referência em diversas especialidades para os sete municípios da VII Gerência Regional de Saúde (Geres) e demais localidades que abrangem o Sertão pernambucano. No primeiro semestre deste ano, a unidade realizou um total de 1.168 partos, sendo 272 partos naturais e 896 partos cirúrgicos (cesarianas).