Profissionais da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), do Hospital da Restauração (HR), participam, até esta sexta-feira (29/09), do XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, em Salvador - BA. Neste ano, o evento tem como tema ‘Interdisciplinaridade e Inovação em Queimaduras’ e reúne profissionais do Brasil e outros países da América Latina para discutir as últimas novidades e pesquisas na área. Nesta quinta-feira (28/09), o coordenador da UTQ do HR, Marcos Barretto, participou, como moderador, da mesa ‘Enxerto de gordura e cicatrizes disfuncionais’.

De acordo com Marcos Barretto, o setor de Queimados do HR é referência para o Brasil e não deixa a desejar em relação a outros serviços. “Os debates aqui são extremamente interessantes. Quando você vê um congresso desse, que reúne profissionais de todo o Brasil, e comparamos com outros hospitais, vemos que estamos no caminho certo. Nossa situação é extremamente bem situada em relação aos serviços Brasil afora”, afirmou Barretto, que é médico cirurgião.

O evento tem como objetivo difundir as mais recentes técnicas e práticas de tratamento de queimaduras, além de terem a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais da saúde. Ao todo, são mais de 900 participantes, dentre os quais 110 palestrantes e 90 horas de conteúdo científico.

SERVIÇO - A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Restauração é referência no atendimento e tratamento de queimaduras, com demanda espontânea. Acolhe, diariamente, entre 8 e 10 pacientes, de várias causas. Localizada no segundo andar do hospital, a estrutura conta com 40 leitos divididos em três enfermarias (pediátrica, feminina e masculina). As equipes multiprofissionais são compostas por enfermeiras (os), técnicas (os) de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas e médicas (os) de especialidades como Clínica Geral, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Pediatria. Em alguns casos, de acordo com a extensão das lesões, outros especialistas assistem o paciente, como ortopedistas e vasculares.