A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realizou, na última sexta-feira (20.10), o encerramento da “Turma Agreste – em defesa da Democracia e do SUS” do Curso de Especialização em Saúde Pública. A cerimônia aconteceu no auditório da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), no município de Garanhuns. Ao todo, foram formados 36 novos sanitaristas no Estado de Pernambuco.

A turma Agreste foi composta por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS-PE) que atuam como gestores na área da saúde, nas esferas estadual e municipal, de 17 municípios daquela região. O curso foi uma oportunidade de atualização sobre as práticas de trabalho para melhor intervenção na realidade local e como forma de melhoramento da gestão do SUS em Pernambuco.

Durante a cerimônia, a secretária executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Cláudia Callou, firmou o compromisso, em nome do secretário de saúde, Iran Costa, para dar continuidade à formação com novas turmas do curso de Especialização em Saúde Pública em 2018.

Na ocasião, além de Ana Callou, estiveram presentes a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Ricarda Samara, o secretário municipal de saúde de Caetés, Marcos Calado, representando o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, a diretora-geral da ESPPE, Célia Borges, a secretária executiva da RedEscola (ENSP-Fiocruz), Rosa Maria Souza, e também a representante do Conselho Estadual de Saúde, Rosa Maria de Lima Gomes.

Na próxima sexta-feira (27.10), a ESPPE realiza a cerimônia de encerramento da Turma Sertão do Curso de Especialização em Saúde Pública, no município de Serra Talhada.