A Gestão Estadual de Atenção à Saúde Prisional (Geasp) promoverá, nos dias 19 e 20 de junho, o I Seminário Estadual de Saúde Mental no Sistema Prisional de Pernambuco. O encontro gratuito, que acontecerá no Hotel Orange, na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, abordará as principais ações na área executadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As atividades, das 9h30 às 17h, são voltadas para profissionais do sistema prisional, serviços de saúde mental (gestores e profissionais) e coordenadores de saúde mental das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Pernambuco tem uma história marcada pelo protagonismo na implementação das políticas de saúde voltadas ao sistema prisional, com a adoção de várias estratégias que buscam qualificar o cuidado ofertado para a População Privada de Liberdade (PPL). Com a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Privada de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), o Estado fortaleceu o compromisso com a melhoria das condições de saúde dessa população, mediante diretrizes estabelecidas no atual projeto de governo.

Na programação, mesas de debate e  rodas de conversa diversas sobre a temática, a exemplo da mesa 'Atenção à crise: Garantia do cuidado ao sofrimento mental da pessoa em conflito com a lei'. As inscrições devem ser feitas previamente no site do Seminário. Para outras informações, os interessados podem ligar para o (81) 3184-0139. 

PROGRAMAÇÃO

19/06 (terça-feira) 

9h - Mesa solene
09h30 - Mesa Atenção à crise: garantia do cuidado ao sofrimento mental da pessoa em conflito com a lei
Convidados: Riva Karla (Gasam); Dra. Ana Coutinho (diretora do Hospital Ulysses Pernambucano); e o juiz de Direito José Carlos 

INTERVALO PARA O ALMOÇO

14h - Mesa Redução de danos 
Convidados: Roseane Freitas (redutora de Danos do Consultório na rua DSIII); Tiago Sotero (técnico de UP de Campina Grande, Associação Brasileira de Redução de Danos- ABORDA/PB, Enfermeiro de Unidade Prisional em Campina Grande); Anamaria Carneiro (psicóloga, Secretária do Cepad - Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas)

ENCERRAMENTO 

20/06 (quarta-feira)

9h30 - Mesa Acesso ao cuidado e garantia de direitos: reposicionando o sujeito no seu território
Convidados: Carol Khouri (defensora pública); Norma Cassimiro (psicóloga); Marcellus Ugiette (promotor de justiça)

INTERVALO PARA O ALMOÇO

14h - Roda de conversa Troca de experiências sobre casos de desinstucionalização do HCTP no Estado 
15h30 - Mesa Experiências de desinstucionalização do HCTP 
Convidados: Cecy (direção do HCTP); Alga Cortês (coordenadora de Saúde Mental - SERES); Silvia Cavalcanti -(Gasam); promotora Irene Cardoso; Vinícius Suares (psicólogo, ex-gerente do CAPS Livremente e acompanhou dois casos do HCTP; Representação da Coordenação de Saúde Mental de Panelas; Representação da Coordenação de Saúde Mental de Caruaru

ENCERRAMENTO