O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), uma das mais importantes unidades de urgência e emergência da rede de saúde pública de Pernambuco, passa a contar, nesta sexta-feira (02/09), com um novo laboratório de Hemodinâmica. O investimento total no novo setor, que contemplou a aquisição de um moderno angiógrafo, arco cirúrgico, polígrafo, bomba para contraste, foco auxiliar cirúrgico, além de serviços de reforma e climatização, ultrapassou o montante de R$ 3 milhões, com recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

Os novos equipamentos do Serviço de Hemodinâmica, o angiógrafo e o arco cirúrgico, serão utilizados tanto para pacientes com perfil cardiológico como para pacientes da clínica vascular, beneficiando as duas áreas. Enquanto o angiógrafo permite gerar imagens do sistema circulatório de forma minimamente invasiva e a realização de exames como o cateterismo cardíaco e a angioplastia, o novo arco cirúrgico, que também gera imagens em tempo real e em alta resolução, será utilizado  para intervenções como o implante de marcapasso. O uso simultâneo dos dois equipamentos, por ambas as áreas, possibilitará uma ampliação de 50% no número de exames e procedimentos na unidade, saindo dos atuais 300 procedimentos mensais para 450.

Entre os procedimentos realizados no centro de hemodinâmica, está o diagnóstico por meio do cateterismo cardíaco e o tratamento através de angioplastia com implante de stent (tubo para desobstrução de artérias). “O Hospital Agamenon Magalhães é um dos grandes serviços de cardiologia do Estado e investir mais no setor de hemodinâmica traz a possibilidade de tratar de forma mais imediata as síndromes coronarianas agudas, como os infartos do miocárdio ou angina do peito, desobstruindo as artérias sem precisar abrir toda área e possibilitando salvar mais vidas. No setor, atualmente, são feitos cerca de 300 procedimentos ao mês. Com o novo aparelho, haverá um aumento de 50% no número de atendimentos, englobando cardiologia intervencionista, marca-passo e vascular”, comenta o médico cardiologista hemodinamicista e coordenador do serviço de hemodinâmica do HAM, Flávio Japyassú.

A demanda do setor se divide em pacientes com alterações cardíacas e procedimento vascular periférico, que consiste em um método minimamente invasivo destinado ao tratamento das lesões obstrutivas nos vasos extracardíacos. "Com este novo laboratório, conseguiremos garantir a assistência especializada aos pacientes com a oferta da angioplastia primária e do implante de stent nas pessoas com quadro de infarto agudo do miocárdio”, reforça o chefe da emergência cardiológica do Hospital Agamenon Magalhães, Mozart Lacerda. A equipe do HAM conta com profissionais cardiologistas intervencionistas e cirurgiões vasculares que atuam em procedimentos variados das patologias do infarto e anginas do peito, quando as artérias coronárias tornam-se estreitas para o fornecimento de sangue suficiente para o funcionamento do coração.

CARDIOLOGIA - As doenças do coração estão entre as principais causas de mortes em Pernambuco, vitimando, anualmente, mais de 10 mil pessoas. Diante desta realidade, o Governo do Estado vem investindo fortemente, nos últimos anos, na ampliação da rede de assistência na área. Até 2007, as únicas unidades com atendimento na especialidade eram o Hospital Agamenon Magalhães e o Procope. De lá pra cá, o Governo de Pernambuco inaugurou três grandes hospitais com esse perfil: em 2010, o Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, que conta com 40 leitos de cardiologia e, em 2011, o Pelópidas Silveira, às margens da BR-232, no Recife, que conta com 56 leitos de internação na área. Em 2014, ainda houve a inauguração do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, que conta com 89 leitos para a cardiologia e que tornou a região do Agreste referência no tratamento de pessoas com infarto agudo do miocárdio e lesões obstrutivas das artérias do coração, diminuindo o risco de morte e aumentando a qualidade de vida dos pacientes, que podem ter um diagnóstico e um tratamento mais rápido e acessível.