O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), referência estadual em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, foi uma das unidades participantes de um mutirão de cirurgias bariátricas promovido em quatro estados brasileiros para marcar o Dia Mundial contra a Obesidade, lembrado na última sexta-feira (04/03). Foram realizados no serviço, entre a sexta e o sábado (05/03), seis cirurgias em pacientes que aguardavam na fila de espera da unidade. O quantitativo é mais um incremento para o Opera Mais Pernambuco, programa de Ampliação de Cirurgias Eletivas voltado para pacientes que tiveram suas cirurgias adiadas na rede estadual hospitalar durante a pandemia da Covid-19. 

Além de Pernambuco, o mutirão - realizado em parceria com empresa de tecnologia médica, que doou os materiais necessários para as cirurgias - aconteceu simultaneamente em outros três estados: São Paulo, Bahia e Curitiba. No Estado, além do HAM, participou da mobilização o Hospital das Clínicas (HC/UFPE). No total, foram realizadas 20 cirurgias bariátricas na força-tarefa deflagrada em Pernambuco – todas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A pandemia da Covid-19 impactou diretamente a realização dos procedimentos eletivos no país. No caso de muitos pacientes que precisavam de uma cirurgia bariátrica, a pandemia trouxe outra repercussão: o ganho de mais peso. Buscamos, com esta iniciativa, ofertar uma quantidade maior de cirurgias e minimizar o impacto causado na assistência durante esse período”, pontua o médico cirurgião do aparelho digestivo e bariátrico Sérvio Fidney, chefe do serviço de Cirurgia Geral e Bariátrica do Hospital Agamenon Magalhães.

Mais de 20 profissionais participaram da mobilização realizada no Hospital. Todos os procedimentos foram feitos por videolaparoscopia – técnica de cirurgia minimamente invasiva do abdômen e seus órgãos internos. “No HAM, todos os procedimentos realizados foram bem sucedidos. Os pacientes já estão recebendo alta hospitalar e seguirão sendo acompanhados pela equipe multiprofissional da unidade”, acrescenta o médico.

DADOS ESTADUAIS – Em Pernambuco, foram realizadas 204 cirurgias bariátricas pelo SUS no ano de 2019. Em 2020, início da pandemia, o número caiu para 92 procedimentos. No ano de 2021, a rede estadual de saúde realizou 155 cirurgias bariátricas.

Foto: Divulgação