A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco  - Hemope, realizou, nessa terça-feira (24),  a abertura da Campanha de Carnaval.  Com o mote “É carnaval: A alegria voltou! E a festa começa com sua doação”, a instituição, em parceria com a Prefeitura de Olinda, o Shopping Patteo e a Uninassau, convocou a população para reforçar o estoque estratégico de sangue durante o período carnavalesco.

Frevo, alegria e muita conscientização não faltaram. A secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, que estava presente no evento, aproveitou a ocasião para reforçar sobre a importância da sensibilização da população pernambucana ao ato de doar sangue. “É uma alegria enorme estar aqui hoje, por uma causa tão nobre, como a doação de sangue. O Governo de Pernambuco está sensível e comprometido para que todos possam estar com saúde e brinquem o carnaval com alegria e tranquilidade, mas sabemos que nada se faz sozinho, estamos todos juntos para aumentar os estoques do Hemope. Por isso, precisamos de todos unidos e doando sangue”, convocou.

O encontro ainda contou com a presença do cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, além dos blocos líricos  carnavalescos “O Bonde” e “Damas e Valetes”, a troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos e do Calunguinha, representando a participação do Homem da Meia-Noite.

Até 17 de fevereiro o Hemope contará com diversas atrações na sede de Recife para atrair, e também homenagear, os seus doadores. A expectativa da ação é aumentar o número de doações em cerca de 30%, isto é, em torno de 100 bolsas de sangue a mais por dia, garantindo, assim, estoque de sangue para atender a demanda transfusional das Unidades Hospitalares. O Hemope Recife estará funcionando todos os dias (de segunda a sábado), das 7h15 às 18h30, inclusive, nos feriados do período do Momo.

Programação:

28/01: Grupo Revolks - Campanha de doação de sangue e exposição de quatro carros antigos na área externa do Hemope;

02/02: Apresentação dos artistas carnavalescos locais: Nena Queiroga, Bárbara Aires, Cirlene Menezes, Cylene Araújo, Amauri Nascimento e Geraldinho Lins (hemocentro Recife);

03/02: Coleta externa do grupo de segurança de defesa do Recife;

04/02: Coleta externa no shopping Paulista North Way; Grupo Galera do Bem no hemocentro Recife;

07/02: Coleta externa na prefeitura do Recife com a presença do Homem-Aranha de Olinda e da Liga dos Super-Amigos;

11/02: Ação dos integrantes do Galo da Madrugada (hemocentro Recife);

14/02: Tradicional visita do Rei e da Rainha do Carnaval do Recife (hemocentro Recife).

Como doar - Você precisa estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado e portando documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; e Carteira de Trabalho e Previdência Social). Lembrando que, para acessar as dependências do Hemope, é necessário usar máscara.