A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizou, neste mês de novembro, uma ação piloto no Hospital Geral de Areias (HGA), na Zona Oeste do Recife, para implantação do Projeto Boa Visão no serviço a partir do primeiro semestre de 2022. Neste primeiro atendimento, cerca de 10 alunos da rede de ensino do município de Paulista passaram por triagem e consulta com a equipe. O objetivo é instituir o HGA como a unidade referência do Programa para os 20 municípios da I Gerência Regional de Saúde (Geres). 

"O Projeto tem como um dos objetivos propiciar, através da triagem de acuidade visual, condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado dos alunos, melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público médio e fundamental, de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência, bem como o desenvolvimento profissional de docentes e funcionários da rede", explica a assessora técnica do Projeto, Beatriz Andrade. 

O PROJETO - O Projeto Boa Visão, instituído pela Lei estadual nº 14.511, de 07 de dezembro de 2011, é uma iniciativa intersetorial entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe).

A triagem de acuidade visual dos alunos é realizada no próprio ambiente escolar pelos professores e servidores das escolas que são capacitados e recebem informações sobre os principais agravos que acometem a visão. Nos casos suspeitos, os triadores podem encaminhar os estudantes para consultas oftalmológicas.

Em 2015, o Projeto Boa Visão foi implantado em oito Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs). A mudança proporcionou a interiorização das ações no estado, sendo as consultas ofertadas nas unidades de Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, de forma regular mensalmente. 

Desde sua implantação, em 2012, o Projeto já realizou 113.306 consultas oftalmológicas e 72.604 óculos corretivos prescritos em todo o Estado.

Foto: Miva Filho / SES-PE